A voz da boneca noturna: notas sobre um objeto-paixão em O livro de Praga de Sergio Sant’Anna
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.69-81Palavras-chave:
Fantástico, voz, noite, ficção brasileiraResumo
O artigo aborda o romance de Sérgio Sant'Anna O livro de Praga, publicado em 2011, como resultado de um projeto em que a editora Companhia das Letras enviou escritores para cidades ao redor do mundo, a fim de escrever histórias de amor. Sergio Sant'Anna cria o personagem-narrador, Antônio Fernandes, que, ao longo de sua estadia em Praga, se envolve com várias figuras femininas entre elas uma boneca, uma miniatura de uma atriz de teatro-de-sombras. O artigo concentra-se no episódio da boneca, no mistério que envolve sua voz, nas relações com o gênero fantástico e nas leituras possíveis da sua presença na narrativa.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Tradução de Zulmira Ribeiro Tavares. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais. Tradução de Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
HOFFMANN, E. T. A. O homem da areia. Tradução de Ary Quintella. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Tradução de Tânia Pellegrini. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno explicado às crianças. Tradução de Tereza Coelho. Lisboa: Dom Quixote, 1987.
NANCY, Jean-Luc. Listening. Translated by Charlotte Mandell. New York: Fordham University Press, 2007.
SANT’ANNA, Sergio. O livro de Praga: narrativas de amor e arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
STEWART, Susan. On longing: narratives of the miniature, the gigantic, the souvenir, the collection. Durham: Duke University Press, 1983.
TODOROV, Tzevetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Tereza Virginia de Almeida (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).