O binômio noite-morte como estratagema poético – um percurso do século XVIII ao Expressionismo

Autores

  • Lioba Simon-Schuhmacher Universidad de Oviedo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.129-144

Palavras-chave:

binômio Noite-Morte, poetas morbidos, Romantismo, Expressionismo, Edward Young, Novalis, Blanco White, Trakl

Resumo

O ensaio propõe uma reflexão sobre o binômio NoiteMorte, seguindo sua evolução a partir do século XVIII até a época do Expressionismo na Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Austria, analisando os poemas “Night Thoughts” (1745), de Edward Young, “Hymnen an die Nacht” (1800), de Novalis, o soneto “Night and Death” (1828), de José Blanco White, e “Verwandlung des Bosen” (1914), de Georg Trakl. No decorrer do Romantismo houve uma preferência pelo Noturno: a noite, o luar, as máscaras e as sombras, a névoa e o mistério, o humor sombrio, a morbidez e a morte, em contraste com a iluminação, que privilegiaria o dia, a luz, a claridade e a vida. O estudo questiona o fato de poetas de diferentes nacionalidades e épocas utilizarem imagens e símbolos da noite, em associação com a morte, além de mostrar que através de atitudes e resultados diversos, eles conseguem converter o binômio Noite-Morte em estratagema poético.

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Publicado

2015-11-12

Como Citar

Simon-Schuhmacher, L. (2015). O binômio noite-morte como estratagema poético – um percurso do século XVIII ao Expressionismo. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 25(1), 129–144. https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.129-144

Edição

Seção

Dossiê - O Noturno na Literatura e nas Artes