O arquivo de Didier: autobiografia, humanitarismo e imagem em Le Photographe

Autores

  • Daniela Palma Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.181-204

Palavras-chave:

romance gráfico, intermidialidade, narrativa humanitária, relato autobiográfico, fotografia de guerra

Resumo

A produção de um discurso humanitário e pacifista de cunho autobiográfico em narrativas contemporâneas é discutida a partir da leitura do romance gráfico Le Photographe (Guibert, Lefèvre, Lemercier). São ressaltados na análise a combinação de mídias e os procedimentos de montagem na formatação da narrativa, bem como as dinâmicas da autoria coletiva no processo de produção/criação. O personagem-narrador experiencia a guerra no Afeganistão pela fotografia, ao acompanhar uma caravana de ajuda médico-humanitária da organização Médicins Sans Frontières. O arquivo de imagens do fotógrafo e suas memórias orais são a base do tecido narrativo, uma mescla de relato autobiográfico, fotojornalismo, literatura e quadrinho. Nessa fusão, há a exposição da materialidade da destruição pela guerra e, ao mesmo tempo, o testemunho das experiências de desestabilização interior do personagem.

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Biografia do Autor

Daniela Palma, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas e coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagem e Direitos Humanos.

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Palma, D. (2016). O arquivo de Didier: autobiografia, humanitarismo e imagem em Le Photographe. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 25(3), 181–204. https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.181-204