O arquivo de Didier: autobiografia, humanitarismo e imagem em Le Photographe
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.181-204Palavras-chave:
romance gráfico, intermidialidade, narrativa humanitária, relato autobiográfico, fotografia de guerraResumo
A produção de um discurso humanitário e pacifista de cunho autobiográfico em narrativas contemporâneas é discutida a partir da leitura do romance gráfico Le Photographe (Guibert, Lefèvre, Lemercier). São ressaltados na análise a combinação de mídias e os procedimentos de montagem na formatação da narrativa, bem como as dinâmicas da autoria coletiva no processo de produção/criação. O personagem-narrador experiencia a guerra no Afeganistão pela fotografia, ao acompanhar uma caravana de ajuda médico-humanitária da organização Médicins Sans Frontières. O arquivo de imagens do fotógrafo e suas memórias orais são a base do tecido narrativo, uma mescla de relato autobiográfico, fotojornalismo, literatura e quadrinho. Nessa fusão, há a exposição da materialidade da destruição pela guerra e, ao mesmo tempo, o testemunho das experiências de desestabilização interior do personagem.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BOUCHET-SAULNIER, Françoise. Dicionário prático do Direito Humanitário. Trad. Elsa Pereira. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
BURNIER, Michel-Antoine. Humanitaire. In: WARESQUIEL, Emmanuel de (Dir.). Le siècle rebelle: dictionnaire de la contestation au XXe siècle. Paris: Larousse-Bordas/HER, 1999.
CORTRIGHT, David. Peace: a history of moviments and ideas. Nova York: Cambridge University Press, 2008.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Trad. Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Minuit, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La invención de la histeria: Charcot y la iconografia de la Salpêtrière. Trad. Tania Arias y Rafael Jackson. Madrid: Cátedra, 2007.
FREUD, Sigmund. Por que a Guerra? (Carta a Einstein, 1932). In: FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à Psicanálise e outros textos (1930-1936). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Trad. Pedro Miguel Frade. Lisboa (Portugal): Vega, 1995.
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. F. Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.
GUIBERT; LEFÈVRE; LEMERCIER. Le photographe. Belgium: Dupuis (Aire Libre), 2003-2006. Tomes 1, 2, 3.
GUIBERT; LEFÈVRE; LEMERCIER. O fotógrafo. Uma história no Afeganistão. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Conrad, 2008-2010. V. 1, 2, 3.
HORSTKOTTE, Silke; PEDRI, Nancy. Focalization in graphic narrative. Narrative, Ohio State University, v. 19, n. 3, p. 330-357, oct. 2011.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
KRAUSS, Rosalind. Corpus delicti. In: O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2012.
LAQUEUR, Thomas W. Corpos, detalhes e a narrativa humanitária. In: HUNT, Lynn (Org.). A nova história cultural. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1992. .
LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975.
LEJEUNE, Philippe. Je est un autre. Paris: Seuil, 1980.
LEJEUNE, Philippe. L’autobiographie en France. Paris: Armand Colin, 1971.
MOYN, Samuel. The last utopia: human rights in history. Cambrigde: Harvard University Press, 2012.
NOUZEILLES, Gabriela. Ficciones somáticas: naturalismo, nacionalismo y políticas médicas del cuerpo (Argentina 1880-1910). Rosario: B. Viterbo/Estudios Culturales, 2000.
PEDRI, Nancy. When photographs aren’t quite enough: reflections on photography and cartooning in Le photographe. ImageTexT: Interdisciplinary Comics Studies, Dept of English, University of Florida, v. 6, n.1, p. 1-18, 2011.
RAJEWSKY, Irina O. Border talks: the problematic status of media borders in the current debate about intermidality. In: ELLESTRÖM, Lars. Media borders, multimodality and intermidiality. London: Palgrave Macmillan, 2011. p. 51-68.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. Trad. Rubia Prates Goldoni e Sérgio Molina. São Paulo: Edusp, 2005.
SOLOMON-GODEAU, Abgail. Photography at the dock. Minneapolis (USA): University of Minnesota Press, 1991.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Daniela Palma (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).