Identidade e deslocamento nos contos "Liberdade Adiada" e "Segurança"
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.205-224Palavras-chave:
deslocamento, espaço, identidadeResumo
Resumo: Este trabalho pretende analisar os contos “Liberdade Adiada”, da autora cabo-verdiana Dina Salústio, e “Segurança”, da portuguesa Teolinda Gersão. Em “Liberdade Adiada”, a personagem desloca-se permanentemente, realizando um percurso cotidiano por necessidades básicas de sobrevivência. Este impulso se dá por imposições de um contexto socioeconômico desfavorável e injusto que se impõe à personagem. Já no texto de Teolinda Gersão, o deslocamento do personagem se dá no contexto das grandes cidades modernas em que tudo gira em torno do capital. Tomado por um mal-estar permanente, o personagem viaja e realiza movimentos que se repetem várias vezes na narrativa, remetendo não ao prazer de um momento de descanso e entretenimento, mas sim a uma constante inquietação. Percebe-se que ambos os personagens parecem estar relacionados aos processos empreendidos pela modernidade capitalista, na medida em que os espaços diversos em que se estão inseridos, bem como suas respectivas identidades, encontram-se profundamente afetados.
Downloads
Referências
ALVES, Henrique Roriz Aarestrup. Corpos andarilhos nos romances O rei de Havana, de Pedro Juan Gutiérrez, e A fúria do corpo, de João Gilberto Noll. 2008, 221fls Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CARREIRA, António. Cabo Verde (aspectos sociais, secas, e fomes do século XX). 2. Ed. Lisboa: Ulmeiro, 1984.
CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. 7. ed. Trad. Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.
FILHO, João Lopes. Introdução à cultura cabo-verdiana. Praia: Instituto Superior de Educação, 2003.
FILHO, João Lopes. Cabo Verde retalhos do quotidiano. Lisboa: Caminho, 1995.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro. Imago Editora, 1974. v. XXI.
GERSÃO, Teolinda. Segurança. In: LIMA, Isabel Pires de (Coord.). Vozes e olhares no feminino. Porto: Edições Afrontamento, 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu de Silva. Rio de Janeiro: DP&A Edições, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. As marcas se tornaram o sentido da vida das pessoas. Revista Cult, n. 120, p. 10-17, dez. 2007.
RODRIGUES, Andréa Alves. A ironia nos contos “Praça de Londres” e “Segurança”. In: DUARTE, Lélia Parreira (Org.). Cadernos Cespuc de Pesquisa. Ironia e humor na literatura portuguesa: esvaziamento do mito e saber da escrita. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2003. (Série Ensaios n. 12).
RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
RODRIGUES, José Carlos. Tabu da morte. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
SALÚSTIO, Dina. Liberdade adiada. In: SALÚSTIO, Dina. Morna eram as noites. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional, 2002.
SALÚSTIO, Dina. Insularidade na literatura Cabo-verdiana. In: VEIGA, Manuel (Coord.). Cabo Verde insularidade e literatura. Paris: Éditions Karthala, 1998.
SARAIVA, Antonio José; LOPES, Oscar. História da literatura portuguesa. 17. ed. Porto: Porto Editora, 2008.
SILVA, T. V. Tradições orais: antes e depois da independência. In: VEIGA, Manuel (Coord.). Cabo Verde insularidade e literatura. Paris: Éditions Karthala, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Henrique Roriz Aarestrup Alves, Kelly Pellizari (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).