“A calma é bem-vinda para quem tem vida calma”: imagens políticas na peça Erê para toda a vida ou a grande omodé

Autores

  • Júlia Morena Costa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.15-27

Palavras-chave:

imagem, teatro negro, política, violência

Resumo

Este ensaio objetiva analisar o texto espetacular/dramático Erê para toda a vida ou a grande omodé (2015), do Bando de Teatro Olodum, a partir de suas imagens políticas. Para isso, adoto os conceitos de imagem utilizados por Didi-Huberman e Benjamin, e parto do entendimento do texto espetacular/dramático estudado como uma potente resistência ao genocídio da juventude negra, abordado na peça, a partir da criação estética.

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Biografia do Autor

Júlia Morena Costa, Universidade Federal da Bahia

Júlia Morena Costa é doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Letras também pela UFMG. Atualmente é professora Adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

Costa, J. M. (2016). “A calma é bem-vinda para quem tem vida calma”: imagens políticas na peça Erê para toda a vida ou a grande omodé. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(1), 15–27. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.15-27

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Política na América Latina