Categorias sociais da Ópera do Malandro

Autores

  • Anderson Luis Thomaz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maurini de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Fernando de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.47-64

Palavras-chave:

literatura, comunicação, história, categorias sociais

Resumo

Este trabalho expõe uma interpretação das categoriais sociais representativas no Brasil na década de 1970, retratadas em cinco canções de Chico Buarque de Hollanda na peça Ópera do malandro. Procuramos demonstrar, a partir dos exemplos musicais propostos, que Hollanda fez da relação tensa entre censura e produção artística a base de sua matéria poética, imprimindo um sentido político-social original em sua obra musical, indo além dos limites da canção de protesto tradicional. Essa opção do autor teve como base a proposta teórico-prática do dramaturgo e teórico alemão Bertolt Brecht, que, em seus escritos sobre ópera, defende uma maior independência da música com relação à ação dramática.

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Biografia do Autor

Anderson Luis Thomaz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Letras pela PUCPR, especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela UTFPR.

Maurini de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Sociolinguística (texto publicitário Brasil - Alemanha) e mestre em Letras (Dialética no Teatro de Bertolt Brecht) pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo, graduação em Letras Alemão e graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná. É professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nas pós-graduações de Comunicação e Sociedade, Literatura e história e Artes Híbridas e na graduação de Comunicação organizacional e Letras. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Ciências Sociais e Literatura dramática, atuando principalmente nos seguintes temas: texto jornalístico e publicitário, questão agrária brasileira e teatro político-social.

Marcelo Fernando de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1992, PUC-PR), mestrado (1998) e doutorado (2010) em Letras (UFPR). Atualmente, é professor adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba, com dedicação exclusiva, atuando no Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), na graduação em Comunicação Organizacional/Institucional e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Além da experiência como professor universitário, trabalhou por uma década como repórter e assessor de comunicação. É autor dos livros Sobre galhos, esqueletos: a poesia de Sérgio Rubens Sossélla (Aos Quatro Ventos, 1999), Nas trilhas de Saint-Hilaire (FCU, 2002) e Jornalismo cultural e crítica (Editora UFPR/Argos, 2013). Organizou, editou e revisou diversos livros sobre comunicação. Atualmente, é editor-chefe da revista acadêmica Dito Efeito e professor-orientador da agência de notícias online AG Comunique. 

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Publicado

2016-10-24

Como Citar

Thomaz, A. L., Souza, M. de, & Lima, M. F. de. (2016). Categorias sociais da Ópera do Malandro. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(2), 47–64. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.47-64

Edição

Seção

Dossiê - Chico Buarque: Mosaicos