Categorias sociais da Ópera do Malandro
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.47-64Palavras-chave:
literatura, comunicação, história, categorias sociaisResumo
Este trabalho expõe uma interpretação das categoriais sociais representativas no Brasil na década de 1970, retratadas em cinco canções de Chico Buarque de Hollanda na peça Ópera do malandro. Procuramos demonstrar, a partir dos exemplos musicais propostos, que Hollanda fez da relação tensa entre censura e produção artística a base de sua matéria poética, imprimindo um sentido político-social original em sua obra musical, indo além dos limites da canção de protesto tradicional. Essa opção do autor teve como base a proposta teórico-prática do dramaturgo e teórico alemão Bertolt Brecht, que, em seus escritos sobre ópera, defende uma maior independência da música com relação à ação dramática.
Downloads
Referências
ALENCAR, Rosane. A atribuição de categorias sociais em encontros colegiados de uma cooperativa. Unircoop, Sherbrook, v. 4, n. 1, p. 237-257, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/3485255/Atribui%C3%A7%C3%A3o_de_categorias_sociais_em_encontros_colegiados_de_uma_cooperativa. Acesso em: 9 set. 2014.
ALENCAR, Sandra Siebra. A censura versus o teatro de Chico Buarque de Hollanda, 1968-1978. Acervo, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 101-114, jul./dez. 2002.
ALVES, Márcio Moreira. Márcio Moreira Alves. Entrevista. In: MEMÓRIAS do exílio. Brasil, 1964-19??. Direção e coordenação de Pedro Celso Uchôa Cavalcanti e Jovelino Ramos. São Paulo: Livramento, 1978. v. 1: De muitos caminhos.
ARNS, D. Paulo Evaristo (Org.). Brasil: nunca mais. Um relato para a história. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
BAER, Werner. A retomada da inflação no Brasil: 1974-1986. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 29-72, jan.-mar. 1987. Disponível em: http://www.rep.org.br/PDF/25-3.PDF. Acesso em: 9 set. 2014.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução de Fátima Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
BRECHT, Bertolt. Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1967. v. 15: Schriften zum Theater.
CHIAVENATO, Júlio José. O golpe de 64 e a ditadura militar. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1994.
CHICO Buarque. Letras. [s.d.]. Disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque. Acesso em: 9 set. 2014.
FERNANDES, Rinaldo (Org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
HABERT, Nadine. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. São Paulo: Ática, 1992.
HOLLANDA, Chico Buarque. Bastidores. Rio de Janeiro: EMI Music Brasil, 2005. 1 DVD (73 min.).
HOLLANDA, Chico Buarque. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. INPC (IBGE) – Variação % mensal, 2009. Disponível em: http://www.ocaixa.com.br/bancodedados/inpc.htm. Acesso em: 9 set. 2014.
NAPOLITANO, Marcos. O regime militar brasileiro: 1964-1985. 4. ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.
PEIXOTO, Fernando. Teatro em movimento. São Paulo: Hucitec, 1989.
PERRONE, Charles A.; GINWAY, M. Elizabeth; TARTARI, Ataíde. Chico sob a ótica internacional. In: FERNANDES, Rinaldo (Org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
POULANZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
REIS, Andréa. Os malandros na prosa e na música dos Buarque de Holanda. Neamp – Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP. Artigos. [s.d.]. Disponível em: http://www.pucsp.br/neamp/artigos/artigo_32.html. Acesso em: 1 set. 2014.
RODRIGUES, Eduardo Vítor et al. A pobreza e a exclusão social: teorias, conceitos e políticas sociais em Portugal. [s.d.]. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1468.pdf. Acesso em: 9 set. 2014.
TATIT, Luiz. Tensões da dor. In: FERNANDES, Rinaldo (Org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
VAN DE WIEL, Franciscus Willem Antonius Maria. Trabalho e malandragem como repressão e transgressão nas canções da 'Ópera do malandro' de Chico Buarque. 2003. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Anderson Luis Thomaz, Maurini de Souza, Marcelo Fernando de Lima (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).