Guará, o craque que não foi: ficção e história na biografia esportiva

Autores

  • Marcelino Rodrigues da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.3.157-174

Palavras-chave:

biografia, esporte, ficção, herói, homem comum

Resumo

Tendo como pano de fundo o debate mais amplo sobre as fronteiras entre a literatura e a história, o artigo pretende discutir a presença do discurso biográfico no jornalismo e na cultura esportiva brasileira. Para isso, lança mão de referências teóricas sobre a narrativa e a biografia, colhidas tanto no campo dos estudos literários quanto no dos estudos históricos. Do trabalho dos historiadores, vem a percepção do caráter narrativo das representações do passado, bem como a reflexão sobre as diferentes formas de articular as trajetórias individuais focalizadas pela biografia e as experiências coletivas visadas pela historiografia. Do campo literário, são trazidas para o debate discussões sobre a ficção e suas relações com a realidade, as ligações entre biografia e outras formas literárias e o conceito de “ficção biográfica”, por meio do qual se evidencia a dimensão ficcional das narrativas biográficas e se questiona a tradição heroica da biografia histórica. Busca-se, desse modo, construir uma perspectiva analítica a partir da qual seja possível compreender melhor os sentidos e as funções da escrita biográfica na constituição do imaginário esportivo. Como exemplo das possibilidades abertas por essa perspectiva, são brevemente analisados alguns textos de caráter biográfico sobre a trajetória de Guará, jogador do Clube Atlético Mineiro nos anos 1930 que despontou para o estrelato e teve sua ascensão dramaticamente interrompida por um violento choque com o destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporâea - PACC/UFRJ (2009). É professor adjunto da Faculdade de Letras da UFMG, atuando na área de Teoria da Literatura, diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais/Acervos de Escritores Mineiros e pesquisador do FULIA (Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes) e do NEAEM (Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas relações entre Literatura, História e memória cultural, e publicou diversos trabalhos sobre o imaginário e a cultura do futebol no Brasil e em Belo Horizonte.

Referências

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.

BARROSO, Ary. Prefácio. In: HENRIQUES, Antônio Tibúrcio. Cabeçada fatal. Belo Horizonte: Banco Mineiro do Oeste, 1968. p. 3-5.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Coord.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 183-191.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2009.

EU sou Jaguarão, o preto que tem shoot de branco. O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 1931, p. 8.

HENRIQUES, Antônio Tibúrcio. Cabeçada fatal. Belo Horizonte: Banco Mineiro do Oeste, 1968.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 2, p. 955-987.

LEÔNIDAS conta sua vida nas canchas de football. O Globo, Rio de Janeiro, 17 set. 1931, p. 8.

LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Coord.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 167-182.

LORIGA, Sabina. A biografia como problema. In: REVEL, Jacques (Org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Tradução de Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1998. p. 225-249.

MONLUÇON, Anne-Marie; SALHA, Agathe. Introduction. Fictions biographiques XIXe-XXIe siècles: un jeu sérieux? In: MONLUÇON, Anne-Marie; SALHA, Agathe (Org.). Fictions biographiques: XIXe-XXIe siècles. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 2007. p. 7-32.

TAVARES, Cláudio. O romance de Guará. O Diário Esportivo, Belo Horizonte, 2 ago. 1945, p. 5.

UM DOMINGO com Guará. Alterosa, Belo Horizonte, ano 1, n. 1, p. 48-49, ago. 1939.

WHITE, Hayden. O texto histórico como artefato literário. In: WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: EDUSP, 1994. p. 97-116.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Silva, M. R. da. (2017). Guará, o craque que não foi: ficção e história na biografia esportiva. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(3), 157–174. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.3.157-174

Edição

Seção

Dossiê - Esporte na Literatura e no Cinema