Uma aranha em agonia
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.181-195Palavras-chave:
Witold Gombrowicz, Czesław Miłosz, Nuno Ramos, mal, agoniaResumo
Tomando como ponto de partida a interlocução entre dois textos que encenam reações do ser humano à agonia dos animais, o artigo se debruça sobre o mal enquanto relação com a dor e a destruição. Presos na armadilha, a aranha do poema de Czesław Miłosz e os besouros do diário de Witold Gombrowicz desencadeiam em seus observadores respostas confusas, seguidas de um impulso de investigação dos limites éticos do “humano”. Ultrapassando o antropocentrismo de Bataille em A literatura e o mal, Miłosz, Gombrowicz e, no Brasil, Nuno Ramos, investigam a ambiguidade característica da relação do ser humano com a animalidade, com o sofrimento e com a arte.
Downloads
Referências
ADORNO, W. Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BATAILLE, Georges. La littérature et le mal. Paris: Folio, 1957.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. I. Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. J. C. Martins Barbosa, H. Alves Baptista. Rio de Janeiro: Ed. Brasiliense, 1991.
GLENADEL, Paula. Crueldade e hierarquias. Motivos animais em Hugo e Lautréamont. In: DIAS, Ângela Maria; GLENADEL, Paula (Org.). Estéticas da crueldade. Rio de Janeiro: Editora Atlântica, 2004. p. 239-247.
GOMBROWICZ, Witold. Dziennik 1953-1958. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 1997.
GOMBROWICZ, Witold. Dziennik 1959-1969. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 1997.
KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur. Essai sur l’abjection. Paris: Seuil, 1980.
KUOLT, Martin. Thomas d’Aquin. Du mal. Paris: L’Harmattan, 2009.
MIŁOSZ, Czesław. Ogród nauk. Kraków: Znak, 2013.
MIŁOSZ, Czesław. Wiersze wszystkie. Kraków: Znak, 2011.
RAMOS, Nuno. Cujo. São Paulo: Editora 34, 2011.
RAMOS, Nuno. Ensaio geral. São Paulo: Globo, 2007.
RAMOS, Nuno. Junco. São Paulo: Iluminuras, 2012.
RAMOS, Nuno. O mau vidraceiro. São Paulo: Globo, 2010.
RAMOS, Nuno. Ó. São Paulo: Iluminuras, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Olga Donata Guerizoli Kempinska (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).