Tessituras dramatúrgicas: a imagem como escritura performática
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.113-126Palavras-chave:
dramaturgia, imagens, Mickaël de Oliveira, performanceResumo
Este artigo se concentra nos estudos sobre dramaturgia contemporânea e no diálogo interartes como motor de sua tessitura. A fronteira entre as artes e as perspectivas de trabalho com o texto na cena atual são investigadas a partir do labor que elege a imagem como o fundamento de suas fontes, teorizações e adjacências. As questões levantadas analisam o prospecto da imagem enquanto escritura performática e também como correspondente de um pensamento pautado sobre o imagético como dispositivo político e estético. Nesta vertente, apresento o trabalho do dramaturgo português Mickaël de Oliveira junto ao Colectivo 84 para sublinhar o viés conceitual pautado em um olhar plural sobre o texto em relação às fontes tradicionais de produção, além de evidenciar o performático de sua gênese.
Referências
BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. (Org.). A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/UNICAMP, 1995.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COLECTIVO 84. Disponível em: http://colectivo84.blogspot.com.br. Acesso em: 13 jul. 2017.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de. (Org.). Política e poética das imagens como processos educativos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.
MATOS, Cláudia Neiva de. Literatura e performance. In: CARREIRA, A. L. A. et al. (Org.). Mediações performáticas latino-americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 49-58.
MONTEIRO, Rui. Crítica: horror ou breve estudo sobre a paralisia. Time Out, Lisboa, 3 set. 2011. Disponível em: http://colectivo84.blogspot.com.br/2009/04/press-entrevista-de-nuno-markl-john.html. Acesso em: 12 set. 2013.
OLIVEIRA, Mickaël de. Dramaturgia portuguesa contemporânea (1974-2004): as teatralidades do século XXI. 2012. 227 f. Tese (Doutorado em Estudos de Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
OLIVEIRA, Mickaël de. Obra completa. Portugal: Humus, 2015. t. 1: 2006-2014.
OLIVEIRA, Mickaël. Em crise política e existencial. O Tempo, Belo Horizonte, 29 mar. 2013. Cultura, p. 1. Entrevista.
PAIS. Ana. O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Colibri, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Eder Rodrigues (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).