Tessituras dramatúrgicas: a imagem como escritura performática
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.113-126Palabras clave:
dramaturgia, imagens, Mickaël de Oliveira, performanceResumen
Este artigo se concentra nos estudos sobre dramaturgia contemporânea e no diálogo interartes como motor de sua tessitura. A fronteira entre as artes e as perspectivas de trabalho com o texto na cena atual são investigadas a partir do labor que elege a imagem como o fundamento de suas fontes, teorizações e adjacências. As questões levantadas analisam o prospecto da imagem enquanto escritura performática e também como correspondente de um pensamento pautado sobre o imagético como dispositivo político e estético. Nesta vertente, apresento o trabalho do dramaturgo português Mickaël de Oliveira junto ao Colectivo 84 para sublinhar o viés conceitual pautado em um olhar plural sobre o texto em relação às fontes tradicionais de produção, além de evidenciar o performático de sua gênese.
Referencias
BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. (Org.). A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/UNICAMP, 1995.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COLECTIVO 84. Disponível em: http://colectivo84.blogspot.com.br. Acesso em: 13 jul. 2017.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato de. (Org.). Política e poética das imagens como processos educativos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.
MATOS, Cláudia Neiva de. Literatura e performance. In: CARREIRA, A. L. A. et al. (Org.). Mediações performáticas latino-americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 49-58.
MONTEIRO, Rui. Crítica: horror ou breve estudo sobre a paralisia. Time Out, Lisboa, 3 set. 2011. Disponível em: http://colectivo84.blogspot.com.br/2009/04/press-entrevista-de-nuno-markl-john.html. Acesso em: 12 set. 2013.
OLIVEIRA, Mickaël de. Dramaturgia portuguesa contemporânea (1974-2004): as teatralidades do século XXI. 2012. 227 f. Tese (Doutorado em Estudos de Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.
OLIVEIRA, Mickaël de. Obra completa. Portugal: Humus, 2015. t. 1: 2006-2014.
OLIVEIRA, Mickaël. Em crise política e existencial. O Tempo, Belo Horizonte, 29 mar. 2013. Cultura, p. 1. Entrevista.
PAIS. Ana. O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Colibri, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Eder Rodrigues (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).