Mais do que uma trilha sonora: música entre texto e imagem na arte ambiental
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.141-155Palavras-chave:
música, texto, imagem, Antropoceno, clima, performatividadeResumo
A música raramente tem sido objeto de análise nas formas de arte ambiental, do cinema à ficção pós-apocalíptica. Este artigo procura preencher essa lacuna e mostrar como a música atua entre palavra e imagem, a partir de três estudos de caso: o Projeto Crossroads, uma série de leituras performáticas sobre a crise climática; Trinity, um vídeo-documentário de curta duração a respeito da história dos testes nucleares; e The Book of Joan, de Lidia Yuknavitch, um romance distópico que tem por foco a música. Nos três casos, a música não funciona como pano de fundo para produzir uma determinada atmosfera, mas sim como um mediador ativo. Penetrando as fronteiras entre texto, ou palavra falada, e imagem com inesperada presença material, a música ajuda a provocar na audiência maior senso de urgência ou questionamento a respeito das alterações climáticas; pode acumular intensidade à medida que os espectadores assistem e ouvem dados sobre os testes nucleares; e pode até mesmo incitar violência em uma narrativa, tanto na temática quanto no texto em si, como observou Sybille Krämer em seu trabalho sobre performatividade. Embora a arte ativista possa facilmente se tornar manipulativa, a música pode “expor” seus ouvintes (para usar o termo de Stacy Alaimo e Jean-Luc Nancy) às ameaças planetárias de uma forma que promova uma reação não só sentimental ou tímida, mas crítica.
Downloads
Referências
A WIDE-ANGLE view of fragile Earth. Yann Arthur Bertrand. 2009. 14 min. Available at: https://www.ted.com/talks/yann_arthus_bertrand_ captures_fragile_earth_in_wide_angle. Accessed: 2 May 2017.
ALAIMO, Stacy. Exposed: Environmental Politics & Pleasures in Posthuman Times. Minneapolis; London: University of Minnesota Press, 2016.
BELTING, Hans. Likeness and Presence. Translated by Edmund Jephcott. Chicago; London: University of Chicago Press, 1994.
BRUHN, Jørgen. Now a Major Soundtrack! – Madness, Music, and Ideology in Shutter Island. Adaptation, Oxford Academic, v. 6, n. 3, p. 320-337, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/adaptation/apt013.
BRUHN, Jørgen. The Intermediality of Narrative Literature. London: Palgrave Macmillan, 2016.
DAVIES, Robert. The Crossroads Project Booklet. Available at: http://www.thecrossroadsproject.org/uploads/1/9/2/1/19217933/crossroads_booklet.pdf. Accessed: 1 May 2017.
HADLAND, Nick. More than Noise: The Integrated Soundtrack of Noise. Screen Sound Journal, Australia, n. 1, p. 35-46, 2010.
HARAWAY, Donna. The Promises of Monsters: A Regenerative Politics for Inappropriate/d Others. In: GROSSBERG, Lawrence; NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A. (Ed.). Cultural Studies. New York: Routledge, 1992. p. 295-337.
HART, Heidi. Mozart on ice: Mus ic as Anthropocene artifact in Expedition to the End of the World. Ekfrase: Nordic Journal for Visual Culture, Oslo, v. 6, n. 1-2, p. 38-48, 2017. Doi: 10.18261/issn.1891-5760-2016-01-02-05.
HART, Heidi. Nuclear Music. Pressure Waves: Tracking Art for Change, 3 November 2015. Available at: https://pressurewavesblog.wordpress. com/2015/11/03/nuclear-music. Accessed: 30 Apr. 2017.
KRAMER, Lawrence. Classical Music and Postmodern Knowledge. Berkeley: University of California Press, 1995.
KRÄMER, Sybille. Medium Bote Übertragung: Kleine Metaphysik der Medialität. Frankfurt/Main: Suhrkamp, 2008.
KRÄMER, Sybille. Was haben “Performativität” und “Medialität” miteinander zu tun? Plädoyer für eine in der “Aisthetisierung” gründende Konzeption des Performativen. In: Performativität und medialität. Edited by Sybille Krämer. Munich: Wilhelm Fink Verlag, 2004. p. 11-32.
LABELLE, Brandon. Background Noise: Perspectives on Sound Art. London; New York: Bloomsbury, 2006.
MCLUHAN, Marshall. Understanding media: The Extensions of Man. Corte Madera, CA: Gingko Press, 2003.
MORTON, Timothy. Hyperobjects: Philosophy and Ecology after the End of the World. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.
NANCY, Jean-Luc. The Existence of the World Is Always Unexpected: Jean-Luc Nancy in conversation with John Paul Ricco. Translated by Jeffrey Malecki. In: DAVIS, Heather; TURPIN, Etienne (Ed.). Art in the Anthropocene: Encounters Among Aesthetics, Politics, Environments and Epistemologies. London: Open Humanities Press, 2015. p. 85-92.
REYBROUCK, Mark; EEROLA, Tuomas. Music and Its Inductive Power: A Psychobiological and Evolutionary Approach to Musical Emotions. Frontiers in Psychology, Frontiers Media, v. 8, p. 1-14, 2017.
SCHAFER, R. Murray. The Soundscape: The Tuning of the World. Rochester, Vermont: Destiny Books, 1994.
SCHIRRMACHER, Beate. The Transmedial Common Ground of Intermedial References: Performativity in Elfriede Jelinek’s Die Klavierspielerin. 2016. Manuscript.
THE CROSSROADS PROJECT. The performance. Available at: http://www.thecrossroadsproject.org/performance.html#music. Accessed: 1 May 2017.
TRINITY. Orbital Mechanics. 14 min. Available at: https://vimeo. com/135580602. Accessed: 30 Apr. 2017.
VANDERMEER, Jeff. The Girl on Fire: The Book of Joan by Lidia Yuknavitch. The New York Times Book Review, New York Times Co., p. 1; 22, 30 April 2017.
WALKER, Elsie. Understanding Sound Tracks Through Film Theory. Oxford; London: Oxford University Press, 2015.
YUKNAVITCH, Lidia. The Book of Joan. New York: HarperCollins.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Heidi Hart (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).