Mais do que uma trilha sonora: música entre texto e imagem na arte ambiental

Autores

  • Heidi Hart Utah State University

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.141-155

Palavras-chave:

música, texto, imagem, Antropoceno, clima, performatividade

Resumo

A música raramente tem sido objeto de análise nas formas de arte ambiental, do cinema à ficção pós-apocalíptica. Este artigo procura preencher essa lacuna e mostrar como a música atua entre palavra e imagem, a partir de três estudos de caso: o Projeto Crossroads, uma série de leituras performáticas sobre a crise climática; Trinity, um vídeo-documentário de curta duração a respeito da história dos testes nucleares; e The Book of Joan, de Lidia Yuknavitch, um romance distópico que tem por foco a música. Nos três casos, a música não funciona como pano de fundo para produzir uma determinada atmosfera, mas sim como um mediador ativo. Penetrando as fronteiras entre texto, ou palavra falada, e imagem com inesperada presença material, a música ajuda a provocar na audiência maior senso de urgência ou questionamento a respeito das alterações climáticas; pode acumular intensidade à medida que os espectadores assistem e ouvem dados sobre os testes nucleares; e pode até mesmo incitar violência em uma narrativa, tanto na temática quanto no texto em si, como observou Sybille Krämer em seu trabalho sobre performatividade. Embora a arte ativista possa facilmente se tornar manipulativa, a música pode “expor” seus ouvintes (para usar o termo de Stacy Alaimo e Jean-Luc Nancy) às ameaças planetárias de uma forma que promova uma reação não só sentimental ou tímida, mas crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heidi Hart, Utah State University

Heidi Hart is a Postdoctoral Teaching Fellow in the Department of Languages, Philosophy and Communication Studies at Utah State University.

Referências

A WIDE-ANGLE view of fragile Earth. Yann Arthur Bertrand. 2009. 14 min. Available at: https://www.ted.com/talks/yann_arthus_bertrand_ captures_fragile_earth_in_wide_angle. Accessed: 2 May 2017.

ALAIMO, Stacy. Exposed: Environmental Politics & Pleasures in Posthuman Times. Minneapolis; London: University of Minnesota Press, 2016.

BELTING, Hans. Likeness and Presence. Translated by Edmund Jephcott. Chicago; London: University of Chicago Press, 1994.

BRUHN, Jørgen. Now a Major Soundtrack! – Madness, Music, and Ideology in Shutter Island. Adaptation, Oxford Academic, v. 6, n. 3, p. 320-337, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/adaptation/apt013.

BRUHN, Jørgen. The Intermediality of Narrative Literature. London: Palgrave Macmillan, 2016.

DAVIES, Robert. The Crossroads Project Booklet. Available at: http://www.thecrossroadsproject.org/uploads/1/9/2/1/19217933/crossroads_booklet.pdf. Accessed: 1 May 2017.

HADLAND, Nick. More than Noise: The Integrated Soundtrack of Noise. Screen Sound Journal, Australia, n. 1, p. 35-46, 2010.

HARAWAY, Donna. The Promises of Monsters: A Regenerative Politics for Inappropriate/d Others. In: GROSSBERG, Lawrence; NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A. (Ed.). Cultural Studies. New York: Routledge, 1992. p. 295-337.

HART, Heidi. Mozart on ice: Mus ic as Anthropocene artifact in Expedition to the End of the World. Ekfrase: Nordic Journal for Visual Culture, Oslo, v. 6, n. 1-2, p. 38-48, 2017. Doi: 10.18261/issn.1891-5760-2016-01-02-05.

HART, Heidi. Nuclear Music. Pressure Waves: Tracking Art for Change, 3 November 2015. Available at: https://pressurewavesblog.wordpress. com/2015/11/03/nuclear-music. Accessed: 30 Apr. 2017.

KRAMER, Lawrence. Classical Music and Postmodern Knowledge. Berkeley: University of California Press, 1995.

KRÄMER, Sybille. Medium Bote Übertragung: Kleine Metaphysik der Medialität. Frankfurt/Main: Suhrkamp, 2008.

KRÄMER, Sybille. Was haben “Performativität” und “Medialität” miteinander zu tun? Plädoyer für eine in der “Aisthetisierung” gründende Konzeption des Performativen. In: Performativität und medialität. Edited by Sybille Krämer. Munich: Wilhelm Fink Verlag, 2004. p. 11-32.

LABELLE, Brandon. Background Noise: Perspectives on Sound Art. London; New York: Bloomsbury, 2006.

MCLUHAN, Marshall. Understanding media: The Extensions of Man. Corte Madera, CA: Gingko Press, 2003.

MORTON, Timothy. Hyperobjects: Philosophy and Ecology after the End of the World. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.

NANCY, Jean-Luc. The Existence of the World Is Always Unexpected: Jean-Luc Nancy in conversation with John Paul Ricco. Translated by Jeffrey Malecki. In: DAVIS, Heather; TURPIN, Etienne (Ed.). Art in the Anthropocene: Encounters Among Aesthetics, Politics, Environments and Epistemologies. London: Open Humanities Press, 2015. p. 85-92.

REYBROUCK, Mark; EEROLA, Tuomas. Music and Its Inductive Power: A Psychobiological and Evolutionary Approach to Musical Emotions. Frontiers in Psychology, Frontiers Media, v. 8, p. 1-14, 2017.

SCHAFER, R. Murray. The Soundscape: The Tuning of the World. Rochester, Vermont: Destiny Books, 1994.

SCHIRRMACHER, Beate. The Transmedial Common Ground of Intermedial References: Performativity in Elfriede Jelinek’s Die Klavierspielerin. 2016. Manuscript.

THE CROSSROADS PROJECT. The performance. Available at: http://www.thecrossroadsproject.org/performance.html#music. Accessed: 1 May 2017.

TRINITY. Orbital Mechanics. 14 min. Available at: https://vimeo. com/135580602. Accessed: 30 Apr. 2017.

VANDERMEER, Jeff. The Girl on Fire: The Book of Joan by Lidia Yuknavitch. The New York Times Book Review, New York Times Co., p. 1; 22, 30 April 2017.

WALKER, Elsie. Understanding Sound Tracks Through Film Theory. Oxford; London: Oxford University Press, 2015.

YUKNAVITCH, Lidia. The Book of Joan. New York: HarperCollins.

Publicado

2017-10-02

Como Citar

Hart, H. (2017). Mais do que uma trilha sonora: música entre texto e imagem na arte ambiental. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 141–155. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.141-155

Edição

Seção

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão