W. G. Sebald: pós-memória, palavra e imagem
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.209-224Palavras-chave:
W. G. Sebald, pós-memória, palavra, imagemResumo
O objetivo do artigo é propor uma leitura da poética de W. G. Sebald a partir da noção de “pós-memória” e sua específica contribuição para o debate acerca das relações entre palavra e imagem. São expostos três momentos de análise: em primeiro lugar, o uso ecfrástico que faz Sebald de Albrecht Altdorfer em seu poema “Nach der Natur” (1988); em segundo lugar, a apropriação do Roland Barthes de A câmara clara feita em uma entrevista; e, finalmente, a leitura detida de uma das seções de Vertigem (1990), na qual a figura de Franz Kafka é aproximada à de Jean Paul. A hipótese é de que a fronteira que rege as passagens entre palavra e imagem diz respeito também ao contato entre memória e experiência, desembocando em uma reflexão acerca da constituição do sujeito histórico e seu acesso ao discurso e à arte.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ninfe. Torino: Bollati Boringhieri, 2007.
AGAZZI, Elena. “Divertissement” teratologici in Jean Paul. La Ricerca Folklorica, Italia, n. 33, p. 67-71, abr. 1996. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1480094. Acesso em: 8 maio 2017.
BALTRUSAITIS, Jurgis. Aberrações: ensaio sobre a lenda das formas. Tradução de Vera Harvey. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
HIRSCH, Marianne. Family Frames: Photography, Narrative, and Postmemory. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1997.
HIRSCH, Marianne. Projected Memory: Holocaust Photographs and the Work of Postmemory. In: ZELIZER, Barbie (Ed.). Visual Culture and the Holocaust. London: Athlone, 2001. p. 215-246.
KLEBES, Martin. If You Come to a Spa: Displacing the Cure in Schwindel. Gefühle. and Austerlitz. In: ZISSELSBERGER, Markus (Ed.). The Undiscover’d Country: W. G. Sebald and the Poetics of Travel. New York: Camden House, 2010. p. 123-141.
LONG, Jonathan J. W. G. Sebald: Image, Archive, Modernity. New York: Columbia University Press, 2008.
ÖHLSCHLÄGER, Claudia; NIEHAUS, Michael (Ed.). W.G. Sebald-Handbuch. Stuttgart: J. B. Metzler, 2017.
SCHOLZ, Christian. But the Written Word Is Not a True Document: A Conversation with W. G. Sebald on Literature and Photography. In: PATT, Lise (Ed.). Searching for Sebald: Photography after W. G. Sebald. Los Angeles: The Institute of Cultural Inquiry, 2007. p. 104-109.
SEBALD, W. G. Do natural: um poema elementar. Tradução de Telma Costa. Lisboa: Quetzal, 2012.
SEBALD, W. G. Guerra aérea e literatura: com ensaio sobre Alfred Andersch. Tradução de Carlos Abbenseth e Frederico Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEBALD, W. G. Os emigrantes: quatro narrativas longas. Tradução de José Marcos Macedo, São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SEBALD, W. G. Pátria apátrida: ensaios sobre literatura austríaca. Tradução de Telma Costa. Lisboa: Teorema, 2010.
WECHSLER, Judith. A Human Comedy: Physiognomy and caricature in th Century. Paris, Chicago, London: University of Chicago Press, 1982.
ZISSELSBERGER, Markus. Melancholy Longings: Sebald, Benjamin, and the Image of Kafka. In: PATT, Lise (Ed.). Searching for Sebald: Photography after W. G. Sebald. Los Angeles: The Institute of Cultural Inquiry, 2007. p. 280-301.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Kelvin Falcão Klein (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).