W. G. Sebald: pós-memória, palavra e imagem

Autores

  • Kelvin Falcão Klein Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.209-224

Palavras-chave:

W. G. Sebald, pós-memória, palavra, imagem

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma leitura da poética de W. G. Sebald a partir da noção de “pós-memória” e sua específica contribuição para o debate acerca das relações entre palavra e imagem. São expostos três momentos de análise: em primeiro lugar, o uso ecfrástico que faz Sebald de Albrecht Altdorfer em seu poema “Nach der Natur” (1988); em segundo lugar, a apropriação do Roland Barthes de A câmara clara feita em uma entrevista; e, finalmente, a leitura detida de uma das seções de Vertigem (1990), na qual a figura de Franz Kafka é aproximada à de Jean Paul. A hipótese é de que a fronteira que rege as passagens entre palavra e imagem diz respeito também ao contato entre memória e experiência, desembocando em uma reflexão acerca da constituição do sujeito histórico e seu acesso ao discurso e à arte.

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Biografia do Autor

Kelvin Falcão Klein, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto de Literatura Comparada na Escola de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Klein, K. F. (2017). W. G. Sebald: pós-memória, palavra e imagem. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 209–224. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.209-224

Edição

Seção

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão