W. G. Sebald: pós-memória, palavra e imagem

Autores/as

  • Kelvin Falcão Klein Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.209-224

Palabras clave:

W. G. Sebald, pós-memória, palavra, imagem

Resumen

O objetivo do artigo é propor uma leitura da poética de W. G. Sebald a partir da noção de “pós-memória” e sua específica contribuição para o debate acerca das relações entre palavra e imagem. São expostos três momentos de análise: em primeiro lugar, o uso ecfrástico que faz Sebald de Albrecht Altdorfer em seu poema “Nach der Natur” (1988); em segundo lugar, a apropriação do Roland Barthes de A câmara clara feita em uma entrevista; e, finalmente, a leitura detida de uma das seções de Vertigem (1990), na qual a figura de Franz Kafka é aproximada à de Jean Paul. A hipótese é de que a fronteira que rege as passagens entre palavra e imagem diz respeito também ao contato entre memória e experiência, desembocando em uma reflexão acerca da constituição do sujeito histórico e seu acesso ao discurso e à arte.

Biografía del autor/a

  • Kelvin Falcão Klein, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Professor Adjunto de Literatura Comparada na Escola de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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Publicado

2017-10-02

Número

Sección

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão

Cómo citar

W. G. Sebald: pós-memória, palavra e imagem. (2017). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 209-224. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.209-224