Terpsícore e o romance moderno: cenas de baile em narrativas francesas do século XIX

Autores

  • Claudia Helena Daher Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.41-55

Palavras-chave:

cena de baile, romance francês, século XIX, modernidade

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do romance moderno francês a partir de um de seus topoi: a cena de baile, que a partir do século XIX passa a aparecer de maneira cada vez mais sistemática, mimetizando, de certa maneira, a eclosão do baile como fenômeno social burguês, classe que se apropria de um imaginário idealizado da antiga classe dominante, a nobreza. Essa mudança no campo literário acompanha a evolução dos costumes pela qual passa a sociedade a partir da Revolução Francesa, quando uma nova mentalidade começa a se formar, e as noções de indivíduo e de isolamento são colocadas em evidência. Através da leitura de três cenas de baile, apresentam-se alguns aspectos das tensões e conflitos que marcam o indivíduo e sua relação com o mundo moderno. Como orientação teórica, destacam-se os estudos sobre o romance de Watt e sobre a representação da realidade, de Auerbach.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Helena Daher, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, área de Francês.

Referências

AGUIAR, Joaquim Alves de. O banquete e o prato do dia em Madame Bovary. In: FONSECA, Maria Augusta (Org.). Olhares sobre o romance. São Paulo: Nankin Editorial, 2005. p. 15-34.

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BALZAC, Honoré de. A comédia humana: estudos de costumes / cenas da vida privada. Orientação, introduções e notas de Paulo Rónai. Tradução de Vidal de Oliveira. 3. ed. São Paulo: Globo, 2012. v. 1.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. v. 1.

ESQUÍVEL, Patrícia. L’Autonomie de l’art en question: l’art en tant qu’Art. Paris: L’Harmattan, 2008.

FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary: costumes de província. Tradução, apresentação e notas de Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

HESS, Remi. La Valse: révolution du couple en Europe. Paris: A. M. Métailié, 1989.

MOAL, Philippe Le (Org). Dictionnaire de la danse. Paris: Larousse, 2008.

MONTANDON, Alain (Org.). Paris au bal: treize physiologies sur la danse. Paris: H. Champion, 2000.

STENDHAL. O vermelho e o negro. Tradução de Raquel Prado. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

THOREL-CAILLETEAU, Sylvie. Bals romantiques. In: MONTANDON, Alain. Écrire la danse. Clermont-Ferrand: Presses Universitaires Blaise Pascal, 1999. p. 235-248.

WATT, Ian. Mitos do individualismo moderno: Fausto, Dom Quixote, Dom Juan, Robinson Crusoe. Tradução de Mario Pontes. Rio de Janeiro: Jorge Zaha, 1997.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Daher, C. H. (2017). Terpsícore e o romance moderno: cenas de baile em narrativas francesas do século XIX. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(3), 41–55. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.41-55

Edição

Seção

Dossiê – Atualidade da Crítica e da Teoria das Literaturas de Expressão Francesa