Da metáfora, da literalidade: deslocamentos na poesia de Emmanuel Hocquard
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.77-95Palavras-chave:
poesia francesa, Emmanuel Hocquard, metáfora, literalidadeResumo
Este artigo analisa, na obra do poeta francês Emmanuel Hocquard, o uso da metáfora e da literalidade. Nos dois casos, o autor busca refletir sobre alguns clichês presentes na tradição poética sem deixar de tensioná-los, lançando mão das duas figuras poéticas de modo crítico. Na presente leitura, são explorados os poemas “Deux étages avec terrasse et vue sur le détroit” e “Élégie VI”, além de textos críticos do próprio autor que dialogam diretamente com seus poemas, tais como “Ma vie privée” e “La bibliothèque de Trieste”. O modo como Emmanuel Hocquard utiliza os recursos citados opera um afastamento da persona lírica em relação ao texto enunciado.
Downloads
Referências
BAQUEY, Stéphane. Emmanuel Hocquard: une poésie littérale? In: GUILLAUME, Daniel. (Org.). Poétiques & poésies contemporaines. Lyon: Le temps qu’il fait, 2002. p. 309-328.
BERNUS, Edmond. Chameau, cheval, chien. Mythes et symboles de trois animaux domestiques touaregs. In: BAROIN, Catherine; BOUTRAIS, Jean (Org.). L’Homme et l’animal dans le basin du lac Tchad. Paris: I.R.D., 1999. p. 409-425.
COLLOT, Michel. Paysage et poésie. Paris: José Corti, 2005.
FOUCAULD, Charles de. Dictionnaire Français-Touareg. Paris: L’Harmattan, 2005.
FETZER, Glenn W. Emmanuel Hocquard and the Poetics of Negative Modernity. Birmingham, AL: Summa Publications, 2004.
GAVRONSKY, Serge. Towards a New Poetics: Contemporary Writing in France. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1994.
HOCQUARD, Emmanuel. Entretien à Eric Audinet. In: HOCQUARD, Emmanuel. Cahier critique de poésie. Marseille: Editions Leo Scheer, 2002. t. 3. p. 3-10.
HOCQUARD, Emmanuel. Les Associations ne sont pas libres & un petit monument à E. H. par Olivier Cadiot. In: ANNUAIRE de la Villa Medici 1986-87. Roma: Edizioni Carte Segrete B-V, 1987. Número especial 3. p.114-119.
HOCQUARD, Emmanuel. Les Elégies. Paris: P.O.L., 1990.
HOCQUARD, Emmanuel. ma haie. Paris: P.O.L., 2001.
HOCQUARD, Emmanuel. Un privé à Tanger. Paris: P.O.L., 1987.
KOFMAN, Sarah. Nietzsche et la métaphore. Paris: Galilée, 1983.
MESLIN, Michel. Un don biblique. In: GILLET, Philippe (Org.). Mémoires lactées: blanc, bu, biblique: le lait du monde. Paris: Autrement, 1994. p. 101-115. (Mutations/Mangeurs, 143). Disponível em: http://www.mangeur-ocha.com/fileadmin/contenusocha/06_don_biblique.pdf. Acesso em: 10 ago. 2010.
RABATÉ. Dominique. La Fabrique de l’écart. In: RABATÉ. Dominique. Le Chaudron fêlé: écarts de la littérature. Paris: José Corti, 2006. p. 102-112.
REZNIKOFF, Charles. Testimony: The United States (1885-1915) Recitative. Santa Barbara: Black Sparrow Press, 1979. v. 2.
ROYET-JOURNOUD, Claude. La Poésie entière est préposition. Paris: Éric Pesty Éditeur, 2007.
TIBERGHIEN, Gilles. Emmanuel Hocquard. Paris: Seghers, 2006.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Marília Garcia (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).