Literatura e pintura: relações possíveis em Pathé-Baby, de António de Alcântara Machado

Autores

  • Lucas da Cunha Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.219-235

Palavras-chave:

Pathé-Baby, António de Alcântara Machado, literatura, pintura

Resumo

O artigo objetiva construir relações narrativo-pictóricas na obra Pathé-Baby, do escritor modernista António de Alcântara Machado. Para tanto, utilizamos um aporte teórico que principia pela escolha de autores que contribuem para esse debate de uma forma diacrônica, como Litchtenstein e Gonçalves, mas também de críticos de arte atrelados ao Modernismo e seus antecedentes, como Aumont, Serullaz e Fauchereau. A partir dos resultados obtidos, compreendemos, de um lado, de que forma as potências literariamente imagéticas de Pathé-Baby, indissociáveis do cinema, estabelecem vínculos com a pintura impressionista e, notadamente, com as vanguardas europeias; de outro, como um produto cultural, elaborado em linguagem verbal, constrói, a partir de suas especificidades estéticas, um intercâmbio fecundo com seu contexto artístico permeado de experimentalismos e atitudes renovadoras. Desse modo, avaliamos a natureza plural da narrativa em questão e sua capacidade de representar um mundo marcado por intensas transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Cunha Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Substituto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, é, também, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Obteve o título de Mestre (2014) com a dissertação A velocidade e a simultaneidade na configuração fragmentada da urbe em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, transformada em livro e publicada pela Paco Editorial, de São Paulo, em julho de 2015. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Literatura Comparada, com enfoque na relação entre a literatura, outras artes e mídias. Também participa como integrante do Projeto de Pesquisa Pinturas descritas, pinturas da escrita:estudos sobre literatura, crítica e pintura, coordenado pelo Professor Doutor André Soares Vieira, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Áreas de interesse: Intermidialidade. Comparativismo. Literatura Modernista. Literatura Contemporânea.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

AUMONT, Jacques. Lumière, “o último pintor impressionista”. In: AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. p. 25-46.

BALLET mécanique. Direção de Fernand Léger e Dudley Murphy. Produção de André Charlot. Paris: Synchro-Ciné, 1924.

BALZI, Juan José. Impressionismo. São Paulo: Claridade, 2009.

CHIPP, Herschel Browning. Teorias da arte moderna. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FAUCHEREAU, Serge. O Cubismo: uma revolução estética: nascimento e expansão. Tradução de Marcela Vieira e Julia Vidile. São Paulo: Estação Liberdade, 2015.

GONÇALVES, Aguinaldo. Ut pictura poesis: uma questão de limites. Revista USP, São Paulo, n. 3, p. 177-184, 1989.

HUMPHREYS, Richard. Futurismo. Tradução de Luiz Antônio Araújo. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

LÉGER, Fernand. Funções da pintura. Tradução de Eduardo Barão. São Paulo: Nobel, 1989.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura. Tradução de Magnólia Costa. São Paulo: Editora 34, 2005. v. 7: o paralelo das artes.

MACHADO, António de Alcântara. Pathé-Baby: edição fac-similar comemorativa dos 80 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2002). Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Garnier, 2002.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguarda e cosmopolitismo. São Paulo: Perspectiva, 1983.

SERULLAZ, Maurice. O Impressionismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia & Modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

UNE partie de campagne. Direção e produção de Jean Renoir. Paris: Panthéon Production, 1936.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Zamberlan, L. da C. (2017). Literatura e pintura: relações possíveis em Pathé-Baby, de António de Alcântara Machado. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(3), 219–235. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.219-235