O ator Julien Sorel
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.163-180Palavras-chave:
romance, história, teatralidade, ator, StendhalResumo
O artigo faz uma releitura do romance O vermelho e o negro, de Stendhal, considerando a teatralidade como fator temático e procedimento narrativo. Mais especificamente, procura ver como a metáfora do ator pode esclarecer o destaque que o personagem ficcional ganha na narrativa e a relação deste com aspectos histórico-sociais do romance realista do século XIX. O personagem surge como elemento de tensão com o panorama histórico do romance, pois se imbui de uma carga trágico-heroica que foge do universo cultural burguês e remete ainda para a visão de mundo do antigo regime monárquico. Dialogando com alguns textos críticos e teóricos que se debruçaram sobre a obra e sobre o problema do personagem, este texto procura compreender a especificidade relacionada ao indivíduo inserido no tempo e no espaço romanescos.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
AUERBACH, Eric. Na mansão de La Mole. In: AUERBACH, Eric. Mimesis. São Paulo, Perspectiva, 1987. p. 405-441.
CAMUS, Albert. Comédia. In: CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 91-97.
CANDIDO, Antonio. Uma dimensão entre outras. In: CANDIDO, Antonio. Brigada ligeira e outros escritos. São Paulo: UNESP, 1992. p. 187-196.
FIORENTINO, Francesco. A ambição: O vermelho e o negro. In: MORETTI, Franco (Org.). A cultura do romance. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 493-502.
GINZBURG, Carlo. A áspera verdade: um desafio de Stendhal aos historiadores. In: GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 170-188.
STENDHAL. O vermelho e o negro. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Renan Ji (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).