O ator Julien Sorel
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.163-180Mots-clés :
romance, história, teatralidade, ator, StendhalRésumé
O artigo faz uma releitura do romance O vermelho e o negro, de Stendhal, considerando a teatralidade como fator temático e procedimento narrativo. Mais especificamente, procura ver como a metáfora do ator pode esclarecer o destaque que o personagem ficcional ganha na narrativa e a relação deste com aspectos histórico-sociais do romance realista do século XIX. O personagem surge como elemento de tensão com o panorama histórico do romance, pois se imbui de uma carga trágico-heroica que foge do universo cultural burguês e remete ainda para a visão de mundo do antigo regime monárquico. Dialogando com alguns textos críticos e teóricos que se debruçaram sobre a obra e sobre o problema do personagem, este texto procura compreender a especificidade relacionada ao indivíduo inserido no tempo e no espaço romanescos.
Téléchargements
Références
ARTAUD, Antonin. O teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
AUERBACH, Eric. Na mansão de La Mole. In: AUERBACH, Eric. Mimesis. São Paulo, Perspectiva, 1987. p. 405-441.
CAMUS, Albert. Comédia. In: CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 91-97.
CANDIDO, Antonio. Uma dimensão entre outras. In: CANDIDO, Antonio. Brigada ligeira e outros escritos. São Paulo: UNESP, 1992. p. 187-196.
FIORENTINO, Francesco. A ambição: O vermelho e o negro. In: MORETTI, Franco (Org.). A cultura do romance. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 493-502.
GINZBURG, Carlo. A áspera verdade: um desafio de Stendhal aos historiadores. In: GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 170-188.
STENDHAL. O vermelho e o negro. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Renan Ji (Autor) 2018

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).