Escritas migrantes: deslocamento e identidade na narrativa brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.35-50Palavras-chave:
Bernardo Carvalho, Marcelo Maluf, deslocamento, identidade, escrita migranteResumo
Este texto analisa os romances A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf, e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho, e demonstra como eles abordam a questão do deslocamento e seu impacto nas construções identitárias, perpassando as relações do sujeito com a tradição e os efeitos traumáticos da guerra. As obras tratam da experiência da migração por uma modalidade da ficção contemporânea configurada em uma poética da alteridade que ultrapassa as fronteiras do imaginário nacional e explora a geografia imaginária da diferença cultural. Na obra de Maluf, o olhar é de dentro, de quem escreve e vive sua herança cultural e a tradição; no romance de Carvalho, a perspectiva é de fora, do estrangeiro como observador da vivência traumática do outro em meio à guerra e às vicissitudes das identidades em conflito. Essas duas perspectivas se complementam e refletem a pluridimensionalidade das escritas de trânsito e cruzamento de fronteiras.
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