Escritas migrantes: deslocamento e identidade na narrativa brasileira contemporânea

Autores

  • Shirley de Souza Gomes Carreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Paulo César Silva de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.35-50

Palavras-chave:

Bernardo Carvalho, Marcelo Maluf, deslocamento, identidade, escrita migrante

Resumo

Este texto analisa os romances A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf, e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho, e demonstra como eles abordam a questão do deslocamento e seu impacto nas construções identitárias, perpassando as relações do sujeito com a tradição e os efeitos traumáticos da guerra. As obras tratam da experiência da migração por uma modalidade da ficção contemporânea configurada em uma poética da alteridade que ultrapassa as fronteiras do imaginário nacional e explora a geografia imaginária da diferença cultural. Na obra de Maluf, o olhar é de dentro, de quem escreve e vive sua herança cultural e a tradição; no romance de Carvalho, a perspectiva é de fora, do estrangeiro como observador da vivência traumática do outro em meio à guerra e às vicissitudes das identidades em conflito. Essas duas perspectivas se complementam e refletem a pluridimensionalidade das escritas de trânsito e cruzamento de fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley de Souza Gomes Carreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada pela UFRJ (2000) e Pós-Doutora em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2004-2005). Como ensaísta, tem trabalhos publicados em livros e periódicos do Brasil, México, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. Sua produção ensaística aborda os seguintes temas: pós-colonialismo, questões de identidade e de gênero, estudos culturais, diásporas, multiculturalismo e a produção textual dos escritores migrantes. Sua pesquisa atual focaliza as relações entre Literatura e Memória Étnica. Exerceu a função de professor adjunto-doutor I na Universidade do Grande Rio por 12 anos, onde também foi Coordenadora do Curso de Letras, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa, Coordenadora Pedagógica do Núcleo Multidisciplinar de Educação a Distância e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras e Ciências Humanas. É fundadora e faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO. Atua também como investigadora convidada do Centro de Estudos Linguísticos, Comparados e Multimédia da Universidade Autónoma de Lisboa. Foi Coordenadora Institucional do Pibid UNIABEU, Coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Pró-Reitora Acadêmica da UNIABEU, onde também lecionou no Curso de Letras e exerceu a função de editora-gerente dos periódicos UNIABEU e de editora-chefe da Revista e-scrita, do curso de Letras, e da Revista UNIABEU. Atualmente, é Professora Adjunta da UERJ(FFP) e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Letras e Linguística da UERJ. Publicações recentes: Memória e identidade: ensaio, Diásporas e deslocamentos: travessias críticas, Poéticas do contemporâneo e Memória, Identidade e Cultura: ensaios.

Paulo César Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Poética. É pós-doutor (2016) pela UFF, sob a supervisão da Professora Doutora Lucia Helena. Atualmente é professor adjunto da UERJ e coordena o Mestrado em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da FFP/UERJ (PPLIN).  Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literárias; correntes críticas contemporâneas; literatura brasileira contemporânea; literatura americana e inglesa; Estudos Culturais; Estudos Pós-coloniais; relações entre história, ficção e literatura; e entre literatura e sociedade. É vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq Nação e Narração(UFF) e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Poéticas do contemporâneo: estudos de sociedade, história e literatura (UESC/ UERJ/ UNIABEU), com o professor doutor Cláudio do Carmo Gonçalves (Universidade Estadual da Bahia). Autor de Poéticas da distensão, Prêmio Luís Ruas de Melhor Ensaio, 2010). É autor/organizador (em parceria com da Dra Shirley Carreira) de Memória e Identidade (Edições Galo Branco, 2012); Diásporas e deslocamentos: travessias críticas (Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas; FAPERJ, 2014) e Poéticas do contemporâneo (Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014). Autor/organizador, com a Dra Lucia Helena, do livro Escritores, críticos e leitores fora do lugar(Rio de Janeiro: Caetés, 2016).  É bolsista Pró-Cientista da UERJ/FAPERJ, desde agosto de 2014.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.

BAKHTIN, Mikhail. Forms of time and of the chronotope in the novel: notes towards a historical process. In: BAKHTIN, Mikhail. The dialogic imagination. 19. ed. Austin: University of Texas Press, 2014. p. 84-258.

BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CARVALHO, Bernardo. O filho da mãe. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DERRIDA, Jacques; DUFOURMANTELLE, Anne. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da hospitalidade. Tradução de Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FUKS, Julián. A era da pós-ficção: notas sobre a insuficiência da fabulação no romance contemporâneo. In: DUNKER, C. et al. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017. p. 73-93.

GLISSANT, Edouard. Le discours antillais. Paris: Seuil, 1981.

GODET, Rita Oliviere. Errância/Migrância/Migração. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 189-209.

HAREL, Simon. Les Mal-logés de l’écriture migrante: trauma et mémoire du lieu dans Les raisons de la honte d’Ata Pende. Essays on Canadian Writing, Alberta, n. 80, p. 282-304, Fall 2003.

KEMMEL, Cecília. Sírios e libaneses: aspectos da identidade árabe no sul do Brasil. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.

MALUF, Marcelo. A imensidão íntima dos carneiros. São Paulo: Reformatório, 2015.

OUELLET, Pierre. L’esprit migrateur: essai sur le non-sens commun. Montreal: VLB, 2005.

SAID, Edward. Reflexões sobre exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Carreira, S. de S. G., & Oliveira, P. C. S. de. (2018). Escritas migrantes: deslocamento e identidade na narrativa brasileira contemporânea. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 28(2), 35–50. https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.35-50

Edição

Seção

Dossiê – Deslocamentos, Linhas de Fuga, Confins