Escritas migrantes: deslocamento e identidade na narrativa brasileira contemporânea

Auteurs

  • Shirley de Souza Gomes Carreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Paulo César Silva de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.35-50

Mots-clés :

Bernardo Carvalho, Marcelo Maluf, deslocamento, identidade, escrita migrante

Résumé

Este texto analisa os romances A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf, e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho, e demonstra como eles abordam a questão do deslocamento e seu impacto nas construções identitárias, perpassando as relações do sujeito com a tradição e os efeitos traumáticos da guerra. As obras tratam da experiência da migração por uma modalidade da ficção contemporânea configurada em uma poética da alteridade que ultrapassa as fronteiras do imaginário nacional e explora a geografia imaginária da diferença cultural. Na obra de Maluf, o olhar é de dentro, de quem escreve e vive sua herança cultural e a tradição; no romance de Carvalho, a perspectiva é de fora, do estrangeiro como observador da vivência traumática do outro em meio à guerra e às vicissitudes das identidades em conflito. Essas duas perspectivas se complementam e refletem a pluridimensionalidade das escritas de trânsito e cruzamento de fronteiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Shirley de Souza Gomes Carreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Literatura Comparada pela UFRJ (2000) e Pós-Doutora em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2004-2005). Como ensaísta, tem trabalhos publicados em livros e periódicos do Brasil, México, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. Sua produção ensaística aborda os seguintes temas: pós-colonialismo, questões de identidade e de gênero, estudos culturais, diásporas, multiculturalismo e a produção textual dos escritores migrantes. Sua pesquisa atual focaliza as relações entre Literatura e Memória Étnica. Exerceu a função de professor adjunto-doutor I na Universidade do Grande Rio por 12 anos, onde também foi Coordenadora do Curso de Letras, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa, Coordenadora Pedagógica do Núcleo Multidisciplinar de Educação a Distância e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras e Ciências Humanas. É fundadora e faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO. Atua também como investigadora convidada do Centro de Estudos Linguísticos, Comparados e Multimédia da Universidade Autónoma de Lisboa. Foi Coordenadora Institucional do Pibid UNIABEU, Coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Pró-Reitora Acadêmica da UNIABEU, onde também lecionou no Curso de Letras e exerceu a função de editora-gerente dos periódicos UNIABEU e de editora-chefe da Revista e-scrita, do curso de Letras, e da Revista UNIABEU. Atualmente, é Professora Adjunta da UERJ(FFP) e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Letras e Linguística da UERJ. Publicações recentes: Memória e identidade: ensaio, Diásporas e deslocamentos: travessias críticas, Poéticas do contemporâneo e Memória, Identidade e Cultura: ensaios.

Paulo César Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Poética. É pós-doutor (2016) pela UFF, sob a supervisão da Professora Doutora Lucia Helena. Atualmente é professor adjunto da UERJ e coordena o Mestrado em Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da FFP/UERJ (PPLIN).  Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literárias; correntes críticas contemporâneas; literatura brasileira contemporânea; literatura americana e inglesa; Estudos Culturais; Estudos Pós-coloniais; relações entre história, ficção e literatura; e entre literatura e sociedade. É vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq Nação e Narração(UFF) e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Poéticas do contemporâneo: estudos de sociedade, história e literatura (UESC/ UERJ/ UNIABEU), com o professor doutor Cláudio do Carmo Gonçalves (Universidade Estadual da Bahia). Autor de Poéticas da distensão, Prêmio Luís Ruas de Melhor Ensaio, 2010). É autor/organizador (em parceria com da Dra Shirley Carreira) de Memória e Identidade (Edições Galo Branco, 2012); Diásporas e deslocamentos: travessias críticas (Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas; FAPERJ, 2014) e Poéticas do contemporâneo (Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014). Autor/organizador, com a Dra Lucia Helena, do livro Escritores, críticos e leitores fora do lugar(Rio de Janeiro: Caetés, 2016).  É bolsista Pró-Cientista da UERJ/FAPERJ, desde agosto de 2014.

Références

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.

BAKHTIN, Mikhail. Forms of time and of the chronotope in the novel: notes towards a historical process. In: BAKHTIN, Mikhail. The dialogic imagination. 19. ed. Austin: University of Texas Press, 2014. p. 84-258.

BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CARVALHO, Bernardo. O filho da mãe. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DERRIDA, Jacques; DUFOURMANTELLE, Anne. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da hospitalidade. Tradução de Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FUKS, Julián. A era da pós-ficção: notas sobre a insuficiência da fabulação no romance contemporâneo. In: DUNKER, C. et al. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017. p. 73-93.

GLISSANT, Edouard. Le discours antillais. Paris: Seuil, 1981.

GODET, Rita Oliviere. Errância/Migrância/Migração. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 189-209.

HAREL, Simon. Les Mal-logés de l’écriture migrante: trauma et mémoire du lieu dans Les raisons de la honte d’Ata Pende. Essays on Canadian Writing, Alberta, n. 80, p. 282-304, Fall 2003.

KEMMEL, Cecília. Sírios e libaneses: aspectos da identidade árabe no sul do Brasil. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.

MALUF, Marcelo. A imensidão íntima dos carneiros. São Paulo: Reformatório, 2015.

OUELLET, Pierre. L’esprit migrateur: essai sur le non-sens commun. Montreal: VLB, 2005.

SAID, Edward. Reflexões sobre exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Téléchargements

Publiée

2018-06-29

Comment citer

Carreira, S. de S. G., & Oliveira, P. C. S. de. (2018). Escritas migrantes: deslocamento e identidade na narrativa brasileira contemporânea. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 28(2), 35–50. https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.35-50

Numéro

Rubrique

Dossiê – Deslocamentos, Linhas de Fuga, Confins