A recepção crítica do projeto editorial da Field Day Anthology of Irish Writing
Anathemata, beatification or canonization lurking in a biographical note
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25040Palavras-chave:
Field Day Anthology of Irish Writing, Antologias, Projeto editorial, Recepção crítica, Estudos irlandesesResumo
Verdadeiro evento editorial, a publicação de três volumes da Field Day Anthology of Irish Writing (1991) foi extensivamente resenhada em jornais de ampla circulação e periódicos da Irlanda, Reino Unido e EUA. Com objetivos indissociáveis das tensões políticas acerca do status político da Irlanda do Norte antes do Acordo de Paz de 1998, os volumes I a III foram alvo de amplo escrutínio por parte de jornalistas e críticos. Foram aqui selecionadas resenhas que abordam questões caras aos estudos editoriais e que raramente figuram na imprensa popular, como vieses de seleção, autoridade do aparato crítico, discurso editorial e materialidade dos livros. Concluímos que a reação à publicação original nos anos 1990 foi diretamente responsável pela edição de mais volumes publicados em 2002 e reflete mudanças da percepção do papel do projeto editorial em antologias nacionais.
Downloads
Referências
ADAMS, Thomas R.; BAKER, Nicolas. A Potencie of Life: Books in Society. London: British Library, 2001.
BATTERSBY, Eileen. Field Day and the Writing Tradition. The Irish Times, Dublin, 4 jan. 1992. The arts, p. 5.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURKE, Angela et al (ed.). The Field Day Anthology of Irish Writing, v. 4-5: Irish Women’s Writing and Traditions. Cork; Nova York: Cork University Press; Field Day, 2002.
DARNTON, Robert. “What Is the History of Books?” Revisited. Modern Intellectual History, Cambridge, v. 4, n. 3, p. 495-508, 2007. DOI: http://doi.org/10.1017/S1479244307001370
DEANE, Ciarán. Brian Friel’s Translations: The Origins of a Cultural Experiment. Field Day Review, Dublin, v. 5, p. 6-47, 2009.
DEANE, Seamus et al. (ed.). The Field Day Anthology of Irish Writing. Derry; Nova York: Field Day; Norton, 1991. v. 1-3
EAGLETON, Terry et al. Nationalism, Colonialism and Literature. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1990.
EGGERT, Paul. The Work and the Reader in Literary Studies: Scholarly Editing and Book History. Cambridge: Cambridge University Press, 2019. DOI: http://doi.org/10.1017/9781108641012.
FIELD DAY THEATRE COMPANY. Ireland’s Field Day. Londres: Hutchinson, 1985.
FOSTER, R. F. Nations, yet Again: Constructing or Deconstructing an Irish Canon?. Times Literary Supplement, Dublin, v. 10, n. 4643, p. 5-7, 27 mar. 1992.
FOSTER, R. F. On Seamus Heaney. Princeton: Princeton University Press, 2020. DOI: http://doi.org/10.1515/9780691211473.
GAILEY, Amanda. Proofs of Genius: Collected Editions from the American Revolution to the Digital Age. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2015. DOI: http://doi.org/10.2307/j.ctv65sx4r.
GILBERT, Susan; GUBAR, Sandra. The Madwoman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination. New Haven: Yale University Press, 1979.
GREETHAM, David. A History of Textual Scholarship. In: FRAISTAT, Neil; FLANDERS, Julia (org.). The Cambridge Companion to Textual Scholarship. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 16-41. DOI: http://doi.org/10.1017/CCO9781139044073.002.
GREG, W. W. Bibliography: An Apologia. In: GREG, W.W. Collected Papers. Edição de J. C. Maxwell. Oxford: Clarendon Press, 1966.
HOWARD, Ben. Gael and gall. Sewanee Review, Sewanee, v. 101, n. 1, p. 131-137, 1993.
KEARNEY, Richard. Puns, Ambiguities and Polyphonies. The Sunday Tribune, Dublin, 1 dez. 1991. Books, p. 2.
KILFEATHER, Siobhan. The Whole Bustle. London Review of Books, Londres, v. 14, n. 1, 9 jan. 1992. Disponível em: https://www.lrb.co.uk/the-paper/v14/n01/siobhan-kilfeather/the-whole-bustle. Acesso em: 29 ago. 2020.
LERNOUT, Geert. Continental Editorial Theory. In: FRAISTAT, Neil; FLANDERS, Julia (org.). The Cambridge Companion to Textual Scholarship. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 61-78. DOI: http://doi.org/10.1017/CCO9781139044073.004.
LONGLEY, Edna. Belfast Diary. London Review of Books, Londres,
v. 14, n. 1, 9 jan 1992. Disponível em: https://www.lrb.co.uk/the-paper/v14/n01/edna-longley/belfast-diary. Acesso em: 29 ago. 2020.
McKENZIE, D. F. Bibliography and the Sociology of Texts. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. DOI: http://doi.org/10.1017/CBO9780511483226.
PELLETIER, Martine. Un acte de définition: L’enterprise anthologique selon Field Day. In: GENET, Jacqueline et al (org.). Le livre en Irlande: L’imprimé en contexte. Caen: Presses Universitaires de Caen, 2013.
p. 227-250. DOI: http://doi.org/10.4000/books.puc.935.
REIMAN, D. H. Gender and Documentary Editing: A Diachronic Perspective. TEXT: Transactions of the Society for Textual Scholarship, Ann Arbor, MI, v. 4, p. 351-359, 1988.
SHILLINGSBURG, Peter L. From Gutenberg to Google: Electronic Representations of Literary Texts. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. DOI: http://doi.org/10.1017/CBO9780511617942.
SUTHERLAND, Kathryn. Anglo-American Editorial Theory. In: FRAISTAT, Neil; FLANDERS, Julia (org.). The Cambridge Companion to Textual Scholarship. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 42-60. DOI: http://doi.org/10.1017/CCO9781139044073.003.
TÓIBÍN, Colm. Confusion of Literary Traditions. Sunday Independent, Dublin, 24 nov. 1991, p. 8.
VAN MIERLO, Wim. Annotation and Commentary in the Modernist Edition: A critique. Modernist Cultures, Edimburgo, v. 15, n. 1, p. 69-91, 2020. DOI: http://doi.org/10.3366/mod.2020.0280.
WARREN, Michelle R. The Politics of Textual Scholarship. In: FRAISTAT, Neil; FLANDERS, Julia (org.). The Cambridge Companion to Textual Scholarship. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 119-134. DOI: http://doi.org/10.1017/CCO9781139044073.007.
YEATS, W. B. The Collected Letters of W. B. Yeats: volume 1, 1865-1895. Edição de John Kelly e Eric Domville. Oxford: Oxford University Press, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Rita Drumond Viana, Vinicius Garcia Valim (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).