Canções da lavoura de Goa

enquanto as mulheres moem grãos e angústias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25541

Palavras-chave:

canções da lavoura , oviyos, folklore , Goa , mulheres cantoras

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise dos oviyos, canções folclóricas que as mulheres indianas da comunidade hindu de Goa, ex-colônia portuguesa na Índia (1510-1961), cantavam enquanto trabalhavam na moenda. Essas canções, uma amostra do folclore goês, foram coletadas por Heta Pandit no livro Grinding Stories. Songs from Goa (2018), baseado em seu trabalho de campo com os cantores Subhadra Arjun Gaus, Saraswati Dutta Sawant e Sarojini Bhiva Gaonkar. Essas canções, cantadas em um dialeto de marati-concani, foram transcritas para o inglês e são de grande valor psicológico e social, pois fornecem às mulheres da comunidade um canal de liberação de uma realidade às vezes dura; mesmo tempo, são um documento cultural inestimável. Os oviyos foram analisados sob a ótica do folclore goês discutido por Phaldesai (2011), o significado das narrativas folclóricas (Dundes, 2007) e uma reflexão sobre o gênero oviyo (Jassal, 2012).

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Festino, C. (2021). Canções da lavoura de Goa: enquanto as mulheres moem grãos e angústias. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 31(1), 225–246. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25541