OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25542Palavras-chave:
Literatura brasileira, Artes visuais, Clarice LispectorResumo
Neste ano que marca o centenário do nascimento de Clarice Lispector, a Editora UFMG publica Alvoroço da criação, obra de autoria de Solange Ribeiro de Oliveira que discute a relação da ficção da autora com as artes visuais, em especial a pintura, a escultura, a arquitetura, as artes decorativas e a natureza-morta. A convergência entre as artes estabelece o pano de fundo que abriga os pontos cruciais de sua escrita: os temas existenciais e a condição da mulher, localizada em uma longa tradição ecfrástica feminina que será abordada no volume.
Referências
BACHELARD, Gaston. The Poetics of Space. Trad. Maria Jolas. New York: The Orion Press, 1964.
LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. Tradução de Márcia Arbex. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 47-69.
LUCAS, Fábio. Prefácio. In: OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020. p. 11-14.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Camila Augusta Pires de Figueiredo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).