Exílio e interrupção
as diferentes condições da retomada dos arquivos nos cinemas de Patrício Guzmán e Eduardo Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25611Palavras-chave:
Patrício Guzmán, Eduardo Coutinho, A batalha do Chile, Cabra marcado para morrer, cinema latino-americano, exílioResumo
Tomando como pressuposta a ideia de que a montagem dos arquivos, em uma reelaboração da militância, poderia contribuir para um processo de entendimento da história, propomos, neste artigo, comparar dois filmes do contexto das ditaduras latino-americanas, a saber: a trilogia A batalha do Chile (GUZMÁN, 1975, 1976, 1979) e Cabra marcado para morrer (COUTINHO, 1984). A partir de uma comparação, buscamos perceber como se articulam a tomada e a retomada. Procuramos compreender como os aspectos formais dos filmes dão a ver a maneira como são atravessados por seus contextos, pelas condições às quais estão submetidos. Propomos, como hipótese, a ideia de que, enquanto os filmes de Guzmán, montados a partir de uma história ainda recente, são atravessados pela distância geográfica do exílio, o filme de Coutinho é atravessado pela interrupção temporal de quase 20 anos entre o filme que seria feito em 1964 e aquele que se realizou em 1984.
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