Fresa y Chocolate e Guantanamera
uma análise sobre a intertextualidade nas obras codirigidas por Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25637Palavras-chave:
Tomás Gutiérrez Alea, Juan Carlos Tabío, cinema cubano, análise narrativaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como os elementos intertextuais compõem e impactam as narrativas fílmicas das obras Fresa y Chocolate (1993) e Guantanamera (1995), codireções cubanas de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Para as análises, foram utilizados como referencial Edgar-Hunt, Marland e Rawle (2013), no intuito de compreender como se dá a intertextualidade no cinema e em quais categorias ela se divide. Assim, foi possível constatar que, apesar de serem dirigidos pela mesma dupla, os filmes se apropriam diferentemente da intertextualidade como forma de estruturar a narrativa. Enquanto Fresa é majoritariamente composto pelos elementos intertextuais, que perpassam o próprio cinema, a música, a literatura e as artes visuais e plásticas, Guantanamera se apropria infimamente dos elementos, mais para elucidar referências internas ao próprio filme e à cinematografia dos autores.
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