Fresa y Chocolate e Guantanamera
uma análise sobre a intertextualidade nas obras codirigidas por Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25637Palavras-chave:
Tomás Gutiérrez Alea, Juan Carlos Tabío, cinema cubano, análise narrativaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como os elementos intertextuais compõem e impactam as narrativas fílmicas das obras Fresa y Chocolate (1993) e Guantanamera (1995), codireções cubanas de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Para as análises, foram utilizados como referencial Edgar-Hunt, Marland e Rawle (2013), no intuito de compreender como se dá a intertextualidade no cinema e em quais categorias ela se divide. Assim, foi possível constatar que, apesar de serem dirigidos pela mesma dupla, os filmes se apropriam diferentemente da intertextualidade como forma de estruturar a narrativa. Enquanto Fresa é majoritariamente composto pelos elementos intertextuais, que perpassam o próprio cinema, a música, a literatura e as artes visuais e plásticas, Guantanamera se apropria infimamente dos elementos, mais para elucidar referências internas ao próprio filme e à cinematografia dos autores.
Downloads
Referências
ADORABLES mentiras. Direção: Gerardo Chijona. Cuba/Espanha: ICAIC/TVE, 1992. 1 arquivo digital (100 min), colorido.
ARÓSTEGUI, Natalia Bolívar. Los orishas em Cuba. La Habana: Editorial José Martí, 2017.
BORRERO, Juan Antonio García. Titón, Guantanamera y la muerte. La Siempre Viva: Revista de Literatura y Libros, La Habana, n. 27, p. 48-55, 2018.
CABALLERO, Rufo. La democracia del sabor. Revista Revolución y Cultura, La Habana, n. 6, p. 7-11, nov-dic. 1993.
CECÍLIA. Direção: Humberto Solás. Cuba/Espanha: ICAIC, Impala, 1982. 1 arquivo digital (127 min), colorido.
CHANAN, Michael. Titón y lo intertextual. Revista Temas, La Habana, n. 27, p. 63-65, oct.-dic. 2001.
CUBA. Ley nº 21, de 15 de fevereiro de 1979. Institui o primeiro Código Penal após a Revolução. Disponível em: http://www.parlamentocubano.cu/?documento=codigo-penal. Acesso em: 24 set. 2020.
DOLLY back. Direção: Juan Carlos Tabío. Cuba: ICAIC, 1968. 1 arquivo digital (11 min), colorido.
EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.
EL ELEFANTE y la bicicleta. Direção: Juan Carlos Tabío. Reino Unido/Cuba: Channel IV, ICAIC, 1994. 1 DVD (81 min), colorido.
ÉVORA, José Antonio. Tomás Gutiérrez Alea. Madrid: Cátedra, 1996.
FRESA y chocolate. Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba / México / Espanha: ICAIC, IMCINE, TeleMadrid, 1993. 1 DVD (108 min), colorido.
GUANTANAMERA. Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba / Espanha / Alemanha: ICAIC, Prime Films, Alta Films, 1995. 1 DVD (105 min), colorido.
GUTIÉRREZ ALEA, Tomás. Dialética do Espectador: seis ensaios do mais laureado cineasta cubano. São Paulo: Summus, 1984.
GUTIÉRREZ ALEA, Tomás. Entrevista a Tomás Gutiérrez Alea, director de Guantanamera. [Entrevista concedida a] Diego Muñoz. La Vanguardia, Madri, p. 25, 29 de agosto de 1995.
GUTIÉRREZ ALEA, Tomás; TABÍO, Juan Carlos. Do roteiro ao filme (sobre Morango e Chocolate). In: ESPINOSA, Julio García et al. Simples assim: aulas de cinema na EICTV. São Paulo: Intermeios; San Antonio de los Baños, EICTV, 2012.
HASTA cierto punto. Direção: Tomás Gutiérrez Alea. Cuba: ICAIC, 1983. 1 DVD (68 min), colorido.
HERNÁNDEZ, Rafael. La hora de las UMAP: Notas para un tema de investigación. Revista Temas, dic. 2015. Disponível em: http://www.temas.cult.cu/node/2027. Acesso em: 26 set. 2019.
LA MUERTE de un burócrata. Direção: Tomás Gutiérrez Alea. Cuba: ICAIC, 1966. 1 DVD (85 min), p&b.
LARA, José Bell et al. Cuba: Periodo Especial. La Habana: Editorial UH, 2017.
LUCÍA. Direção: Humberto Solás. Cuba: ICAIC, 1968. 1 DVD (155 min), p&b.
NOVAIS, Marina de Morais Faria. Cuba refletida nas telas: uma análise narrativa das obras da codireção Alea-Tabío. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
PLAFF. Direção: Juan Carlos Tabío. Cuba: ICAIC, 1988. 1 DVD
(100 min), colorido.
SOME like it hot. Direção: Billy Wilder. Estados Unidos: Ashton Productions, The Mirisch Corporation, 1959. 1 DVD (132 min), p&b.
TEJADA, Aurelio Alonso. Catolicismo, política y cambio en la realidad cubana actual. Revista Temas, La Habana, n. 4, p. 23-32, oct.-dic. 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marina Novais (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).