Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
gênero, autoria e discurso
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.26660Palavras-chave:
Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo, gênero , discurso , autoriaResumo
A partir das considerações de Eni Orlandi, em Discurso e leitura (2012), e de Eduardo Guimarães, em Semântica, enunciação e sentido (2018), pensamos em como a diferenciação feita entre enunciador e autor pode nos apontar para um outro gesto de leitura sobre a obra Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus. Buscamos problematizar processos de leitura que acabam por apagar a heterogeneidade da atividade enunciativa e ignorar a divisão do “sujeito que diz” em mais de uma posição do/no texto. Questionando o trabalho de leitura com Quarto de despejo que opera uma impressão de unidade sobre ser “autora negra, pobre e favelada”, tomamos o funcionamento da obra em outra perspectiva, a discursiva, podemos observar o compreensível (ORLANDI, 2012) a partir do qual o leitor, enquanto efeito, se faz e problematiza a própria condição de produção de sua leitura.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre aparelhos ideológicos de Estado. Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução de Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha; revisão de tradução de Marina Vargas; revisão técnica de Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
GUIMARÃES, Eduardo. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1,
p. 49-68, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v51i1.8637219.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. 2. ed. Campinas: Pontes, 2005.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica: enunciação e sentido. Campinas: Pontes, 2018.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jacob dos Santos Biziak (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).