Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
gênero, autoria e discurso
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.26660Mots-clés :
Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo, gênero , discurso , autoriaRésumé
A partir das considerações de Eni Orlandi, em Discurso e leitura (2012), e de Eduardo Guimarães, em Semântica, enunciação e sentido (2018), pensamos em como a diferenciação feita entre enunciador e autor pode nos apontar para um outro gesto de leitura sobre a obra Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus. Buscamos problematizar processos de leitura que acabam por apagar a heterogeneidade da atividade enunciativa e ignorar a divisão do “sujeito que diz” em mais de uma posição do/no texto. Questionando o trabalho de leitura com Quarto de despejo que opera uma impressão de unidade sobre ser “autora negra, pobre e favelada”, tomamos o funcionamento da obra em outra perspectiva, a discursiva, podemos observar o compreensível (ORLANDI, 2012) a partir do qual o leitor, enquanto efeito, se faz e problematiza a própria condição de produção de sua leitura.
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