Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

gênero, autoria e discurso

Autores

  • Jacob dos Santos Biziak Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo / Brasil / Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Sertãozinho, São Paulo / Brasil http://orcid.org/0000-0001-9495-5171

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.26660

Palavras-chave:

Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo, gênero , discurso , autoria

Resumo

A partir das considerações de Eni Orlandi, em Discurso e leitura (2012), e de Eduardo Guimarães, em Semântica, enunciação e sentido (2018), pensamos em como a diferenciação feita entre enunciador e autor pode nos apontar para um outro gesto de leitura sobre a obra Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus. Buscamos problematizar processos de leitura que acabam por apagar a heterogeneidade da atividade enunciativa e ignorar a divisão do “sujeito que diz” em mais de uma posição do/no texto. Questionando o trabalho de leitura com Quarto de despejo que opera uma impressão de unidade sobre ser “autora negra, pobre e favelada”, tomamos o funcionamento da obra em outra perspectiva, a discursiva, podemos observar o compreensível (ORLANDI, 2012) a partir do qual o leitor, enquanto efeito, se faz e problematiza a própria condição de produção de sua leitura.

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Referências

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Biziak, J. dos S. . (2021). Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus: gênero, autoria e discurso. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 31(2), 277–298. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.26660