Violência e escapismo como lazer para os desvalidos em Trainspotting e Cola de Irvine Welsh
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.26766Palavras-chave:
Escócia, Irvine Welsh, classe trabalhadora, lazer, violência, escapismoResumo
Este artigo analisa representações da experiência de lazer de personagens jovens pertencentes às classes trabalhistas da Escócia, nos romances Trainspotting e Cola, de Irvine Welsh, considerando o contexto histórico em que as narrativas se situam: a era Thatcher. Tal experiência, em meio a uma realidade de diminuição do estado de bem-estar, escassez de oportunidades e desemprego em massa, é atravessada por dois fatores: escapismo, evidenciado pelo uso de heroína; e violência, evidenciado pelo abuso de álcool e por disputas de torcidas organizadas de clubes de futebol, o chamado hooliganismo. Busco demonstrar de que forma as políticas do governo Thatcher, assim como o pensamento e agenda neoliberais por ela seguidos, são representados como fator relevante para moldar a experiência de lazer da juventude de classes menos favorecidas da Escócia nos romances selecionados.
Downloads
Referências
BELL, Tim. Choose life. Choose Leith. Edinburgh: Luath, 2018. E-book.
BODIN, Dominique et al. Sport and Violence in Europe. Strasbourg: Council of Europe Publishing, 2005.
CLARKE, Peter. Hope and Glory: Britain 1900-2000. London: Penguin Books, 2004.
COOKE, Anthony. A History of Drinking: The Scottish Pub since 1700. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015.
HARVEY, David. A Brief History of Neoliberalism. New York: Oxford University Press, 2007. E-book.
KENNEDY, Tristan. How Irvine Welsh Went from Enfant Terrible to the Scottish Tourist Board's Favourite Guy. In: Vice News. 18 dez. 2019. Disponível em: https://www.vice.com/en_uk/article/g5xpp7/irvine-welsh-profile-scotland-trainspotting. Acesso em: 30 abr. 2020.
LEISHMAN, David. A Parliament of Novels: the Politics of Scottish Fiction 1979-1999. In: Revue Française de Civilisation Britannique, v.14, n.1, p. 123-36, 2006.
MORACE, Robert. Welsh’s Trainspotting. New York: Continuum, 2001.
MORACE, Robert. Irvine Welsh (New British Fiction). New York: Palgrave MacMillan, 2007.
ROSS, Stephen. Youth Culture and the Post-War British Novel: From Teddy Boys to Trainspotting. London: Bloomsbury, 2018. E-book.
SKINNER, John. Contemporary Scottish Novelists and the Stepmother Tongue. In: HOENSELAARS, Ton et al. (Org.). English Literature and Other Languages. Amsterdam: Rodopi, 1999. p. 211-220.
STEBBINS, Robert A. Leisure. In: Encyclopaedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/leisure. Acesso em: 07 jul. 2020.
THATCHER, Margaret. Margaret Thatcher: a life in quotes. In: The Guardian, London, 8 Abr. 2013. Disponível em: theguardian.com/politics/2013/apr/08/margaret-thatcher-quotes. Acesso em: 21 maio 2020.
VERNON, James. Modern Britain: 1750 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
WELSH, Irvine. Trainspotting. Tradução de Galera & Pellizzari. 1.ed. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014. E-book.
WELSH, Irvine. Cola. Tradução de Paulo Reis. 1.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
WELSH, Irvine. Foreword. In: BLANCE, Andy. Hibs Boy: The Life and Violent Times of Scotland’s Most Notorious Football Hooligan. Glasgow: Fort Publishing Ltd., 2010. E-book.
WELSH, Irvine. Scotland’s Murderous Heart. In: The Guardian, London, 20 Out. 2005. Disponível em: https://www.theguardian.com/society/2005/oct/20/penal.crime. Acesso em: 12 Out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amaury Garcia dos Santos Neto (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).