Por bares, museus e cemitérios

heterotopias da resistência em Bacurau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.33561

Palavras-chave:

Bacurau, Espaço Narrativo, Esfera Pública, Precariedade, Aliança, Heterotopia

Resumo

O objetivo deste artigo é situar o filme Bacurau em uma estética, em constante delineamento no cinema brasileiro contemporâneo, de representação de territórios periféricos nos quais o espaço consiste em uma heterotopia condicionante da viabilidade das personagens, cuja precariedade compartilhada propicia sua aliança na esfera pública. Abordam-se também duas questões: primeiramente, a coextensão entre as esferas privada e pública na formação de um espaço convergente do aparecimento e da luta; em seguida, a relação entre critérios sociais, econômicos e de identidade de gênero na aliança entre personagens diferentemente precárias. Conceitos como viabilidade, espaço convergente, precariedade e aparecimento, de Judith Butler (2018), e heterotopia, de Michel Foucault (2013), fundamentam as análises.

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Referências

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Vilarino, J. (2021). Por bares, museus e cemitérios: heterotopias da resistência em Bacurau. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 31(4), 187–207. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.33561

Edição

Seção

Dossiê: Cultura e espaço público