Nuno Ramos e as letras nos campos expandidos

Quando o texto é uma escultura sonora e a escrita a escuta de uma voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.34340

Palavras-chave:

Nuno Ramos, Estética do Som, Literatura Brasileira Contemporânea, Tradução Português-Italiano

Resumo

Este artigo pretende apresentar os estudos da obra literária de Nuno Ramos, propedêuticos à tradução da sua obra para o italiano, visando mostrar a importância de embasar as escolhas tradutórias nos parâmetros estéticos identificados e considerados centrais. Os procedimentos estéticos aqui  identificados situam-se no âmbito de uma estética do som; uma instalação será trazida como exemplo de comparação com a literatura a fim de relacionar o uso de tais procedimentos. No final, serão apresentados exemplos de trechos traduzidos a partir das considerações feitas. A reabilitação do elemento som-ruído-barulho será abordada como uma virada epistemológica, partindo de reflexões de autores como Jean-Luc Nancy e Cecile Malaspina.

Biografia do Autor

  • Irma Caputo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora/Phd Doctor (Estudos da linguagem)

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Publicado

2022-05-13

Edição

Seção

Temática livre

Como Citar

Nuno Ramos e as letras nos campos expandidos: Quando o texto é uma escultura sonora e a escrita a escuta de uma voz. (2022). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 32(1), 167-188. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.34340