Conversações “thibaudeanas”

Diálogos de um forasteiro das letras sobre cinema e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.35463

Palavras-chave:

Albert Thibaudet, Crítica, Conversação, Estudos Interartes

Resumo

Este artigo tem como foco um escrito de 1928 e outro de 1936 do crítico literário francês Albert Thibaudet, produzidos na primeira metade do século XX e publicados na Nouvelle Revue Française. A escolha destes se justifica pelo tema de ambos, o cinema, e por terem sido escritos no período de transição da película muda para a falada, trazendo reflexões pioneiras sobre o fazer cinematográfico. Assim, busca-se analisar as conversações thibaudeanas acerca da díade cinema-literatura, intermediada pelo teatro, nos limites de um recorte no tempo – o do crítico francês – para em seguida estender suas fronteiras para diálogos e reflexões mais contemporâneos, colocando em evidência a interdisciplinaridade que irradia do estudo de sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Canholi, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná/Brasil

Álvaro Perini Canholi é graduado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade do Oeste Paulista e nos cursos de Artes Cênicas e Letras – Língua e Cultura Francesas, ambos pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Possui especialização em História e Teorias da Arte, também pela UEL, onde atualmente é doutorando em Letras – Estudos Literários. Nesse percurso, participou de diversos projetos de pesquisa, sobre direção e encenação teatrais, relativos à arte cinematográfica – com foco nas conexões entre literatura, cinema e outras tecnologias –, bem como em terminologia e literatura francesas e segue como pesquisador/colaborador de projetos sobre cinema e literatura, nos quais trabalha com escritores e artistas ocidentais e orientais e suas relações com o Outro-estrangeiro, suas experiências-limites-interartísticas e suas produções autobiográficas. Nesse sentido, tem como centro de seus estudos os laços entre literatura e as artes do corpo, com incursões na performance e na sua relação com conceitos e reflexões que se desprendem de outras artes.

Laura Brandini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Laura Taddei Brandini é professora de Literatura Francesa e Teorias da Tradução no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. Com um olhar comparatista, desenvolve pesquisas sobre as relações Brasil-França e a obra de Roland Barthes. Publicou Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral (Unicamp, 2008), Brasil e França: laços literários (2015), Roland Barthes Plural (2017), Novamente Roland Barthes (2018), bem como as traduções de Literatura para quê? (UFMG, 2009), Os Antimodernos: de Joseph de Maistre a Roland Barthes (UFMG, 2011), A Era das cartas (UFMG, 2019) e Uma Questão de disciplina (UFMG, 2020) de Antoine Compagnon.

Referências

COMPAGNON, A. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COMPAGNON, A. Os antimodernos: de Joseph de Maistre a Roland Barthes. Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

HUTCHEON, L. A Theory of Adaptation. New York: Routledge, 2006.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1995.

JEANNELLE, J.-L. Pour une histoire du cinéma au négatif. Acta Fabula, Paris, v. 15, n. 9, 2014.

LEYMARIE, M. Albert Thibaudet, “l’outsider du dedans”. Paris: Presses Universitaires du Septentrion, 2006.

STAM, R. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 51, p. 19-53, 2006.

STAM, R. A literatura através do cinema: realismo, magia e arte da adaptação. Tradução de Marie-Anne Kremer e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

THIBAUDET, A. Homère au cinéma. In: COMPAGNON, A.; PRADEAU, C. (Org.). Réflexions sur la littérature. Paris: Gallimard, 2007a. p. 1242-1246.

THIBAUDET, A. Littérature et cinéma. In: COMPAGNON, A.; PRADEAU, C. (Org.). Réflexions sur la littérature. Paris: Gallimard, 2007b. p. 1584-1589.

TRUFFAUT, F. Uma certa tendência do cinema francês. In: TRUFFAUT, F. O prazer dos olhos: escritos sobre cinema. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. p. 257-276.

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

Canholi, Álvaro P. ., & Brandini, L. T. . (2022). Conversações “thibaudeanas”: Diálogos de um forasteiro das letras sobre cinema e literatura . Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 32(1), 189–212. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.35463

Edição

Seção

Temática livre