Atlas de um escritor em criação
Osman Lins de primeira viagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.37961Palavras-chave:
literatura de viagem, memória, escrita, Osman LinsResumo
a viagem de Osman Lins a Paris foi uma experiência fundante, que engendrou um eu-escritor que se descobria e se criava ao mesmo tempo. Nessa oportunidade, o autor empreendeu um verdadeiro percurso de formação, dedicando-se à observação atenta da cultura estrangeira, na mesma medida em que construía um olhar mais acurado para si e para seu próprio país. Em Marinheiro de primeira viagem – obra que faz parte desse processo –, a memória se faz no jogo entre o vivido e o imaginado, entre o palpável e o campo infinito das possibilidades, de modo que qualquer experiência concreta da viagem persiste mutável na medida do movimento, passível ao exercício imaginativo. Partindo dessas reflexões, este artigo visa refletir sobre o impacto da temporada em Paris no processo criativo de Osman Lins, tomando a viagem como possibilidade de metáfora para a própria escrita.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARTHES, Roland. La préparation du roman. Paris: Seuil, 2015.
BORGES, Jorge Luis; KODAMA, Maria. Atlas. Tradução de Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Tradução de Diogo Mainardi. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2004.
CURTIUS, Ernest Robert. Literatura europeia e idade média latina. São Paulo: Edusp, 2013.
DERRIDA, Jacques. Freud e a cena da escritura. In: DERRIDA, Jacques. A escritura da diferença. Tradução de Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
ENTREVISTA a Ítalo Calvino, 1974. Subtítulos en español. [S. l.: s. n], [1974]. 1 vídeo (28 min). Publicado pelo canal Pliego Suelto. Disponível em: https://bit.ly/3AujJ3M. Acesso em: 9 nov. 2021.
LINS, Osman. Diário de bordo. Instituto Cultural Osman Lins, Acervo, [s. l.], [1956-1961]. Disponível em: https://osmanlins.org/. Acesso em: 9 nov. 2021.
LINS, Osman. Marinheiro de primeira viagem. 2. ed. São Paulo: Summus, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabrícia Walace Rodrigues (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).