Atlas de um escritor em criação

Osman Lins de primeira viagem

Auteurs

Mots-clés :

literatura de viagem, memória, escrita, Osman Lins, travel literature, memory, writing

Résumé

A viagem de Osman Lins a Paris foi uma experiência fundante, que engendrou um eu-escritor que se descobria e se criava ao mesmo tempo. Nessa oportunidade, o autor empreendeu um verdadeiro percurso de formação, dedicando-se à observação atenta da cultura estrangeira, na mesma medida em que construía um olhar mais acurado para si e para seu próprio país. Em Marinheiro de primeira viagem – obra que faz parte desse processo –, a memória se faz no jogo entre o vivido e o imaginado, entre o palpável e o campo infinito das possibilidades, de modo que qualquer experiência concreta da viagem persiste mutável na medida do movimento, passível ao exercício imaginativo. Partindo dessas reflexões, este artigo visa refletir sobre o impacto da temporada em Paris no processo criativo de Osman Lins, tomando a viagem como possibilidade de metáfora para a própria escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARTHES, Roland. La préparation du roman. Paris: Seuil, 2015.

BORGES, Jorge Luis; KODAMA, Maria. Atlas. Tradução de Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Tradução de Diogo Mainardi. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2004.

CURTIUS, Ernest Robert. Literatura europeia e idade média latina. São Paulo: Edusp, 2013.

DERRIDA, Jacques. Freud e a cena da escritura. In: DERRIDA, Jacques. A escritura da diferença. Tradução de Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.

Entrevista a Ítalo Calvino, 1974. Subtítulos en español. [S. l.: s. n], [1974]. 1 vídeo (28 min). Publicado pelo canal Pliego Suelto. Disponível em: https://bit.ly/3AujJ3M. Acesso em: 9 nov. 2021.

LINS, Osman. Diário de bordo. Instituto Cultural Osman Lins, Acervo, [s. l.], [1956-1961]. Disponível em: https://osmanlins.org/. Acesso em: 9 nov. 2021.

LINS, Osman. Marinheiro de primeira viagem. 2. ed. São Paulo: Summus, 1980.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2022-09-13

Comment citer

Rodrigues, F. W. (2022). Atlas de um escritor em criação: Osman Lins de primeira viagem. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 32(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/37961

Numéro

Rubrique

Dossier: Mythe littéraire de Paris