Literaturas e artes negras
a partilha da áfrica
Palavras-chave:
literatura negra, artes negras, Niyi Osundare, Yinka Shonibare, partilha da ÁfricaResumo
A partir das definições do termo “negro” e do conceito de Literaturas e Artes negras, o texto faz um breve histórico das artes e das literaturas africana, desde o início até a contemporaneidade. Investiga a função dessas mídias na cultura ocidental e nas produções pós-coloniais, tanto as produzidas no próprio continente quanto as criadas nos países colonizadores, ilustrando um dos momentos históricos do continente africano, por meio de duas obras de autores nigerianos: o poema Berlin 1884/5 de Niyi Osundare e a instalação Scramble for Africa, do artista Yinka Shonibare. Ambas as obras se referem ao passado colonial da África e dialogam entre si, ao apresentarem como tema o mesmo episódio que dividiu o continente africano no século XIX, a Partilha da África.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete. Prefácio. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (org.). Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014. p. 10-11.
CRUZ, Viriato da. Poemas. Lisboa: Casa dos Estudantes do Império, 1961.
DAWLEY, Lia. Unidentified Artist(s) of the Igbesanmwan Carvers Guild Tusk for the Royal Benin (Edo) Ancestral Shrine, 1855-81, In: THE DAVIS: Davis Museum at Wellesley College: Wellesley College, c2022. Disponível em: https://www.wellesley.edu/davismuseum/artwork/node/37005. Acesso em:
DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura e afro-descendência. In: DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura, política, identidades: ensaios. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2005. p. 113-131.
ENWEZOR, Okwui; OKEKE-AGULU, Chika. Contemporary African Art since 1980. Bolonha: Damiani, 2009.
FONSECA, Maria Nazaré Soares. Literatura negra: os sentidos e as ramificações. In: DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: SEPPIR, 2014, v. 4: História, teoria, polêmica. p. 245-277.
GIRSHICK, Paula Ben-Amos. Omada Art at the Crossroads of Colonialism. In: LANDAU, Paul; KASPIN, Deborah (ed.). Images & Empires: Visuality in Colonial and Postcolonial Africa. Londres, Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 2002. p. 275-293.
IANNI, Otavio. Literatura e consciência. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [S. l.], n. 28, p. 91-99, 1988. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i28p91-99. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70034. Acesso em: 22 mar. 2022.
JAY, Martin; RAMASWAMY, Sumathi (ed). Empires of Vision: a reader. Durham: Duke University Press, 2014.
KENT, Rachel (ed). Yinka Shonibare MBE. 2. ed. Munique, Berlim, Londres, Nova Iorque: Prestel Verlag, 2014. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=yinka+shonibare+and+post+colonial+art+The+Scramble+for+Africa&tbm=. Acesso em: 23 mar. 2022.
KNORR, Geoff. Scramble for Africa Scenario – Ujuba na Takaburi. Geoff Knorr, 2013c. Disponível em: http://www.geoffknorr.com/scramble-for-africa-scenario/. Acesso em 22 mar. 2022.
KRISHNAN, Madhu. Contemporary African Literature in English: Global Locations, Postcolonial Identifications. Bristol: Palgrave Maxmillan, 2014.
MOORE, Gerald; BEIER, Ulli (ed.). The Penguin Book of Modern African Poetry. 4. ed. Londres: Penguin Books, 1998.
NEUMANN, Birgit; RIPPL, Gabriele. Verbal-Visual Configurations in Postcolonial Literature: Intermedial Aesthetics. Nova Iorque: Routledge, 2020.
NGARA, Emmanuel. Ideology &Form in African Poetry: Implications for Communication. Londres: James Currey, Heinemann, 1990.
OGUNYEMI, Christopher Barbatunde. Salient Themes as Voices in African Poetry. Venets: The Belogradchik Journal for Local History, Cultural Heritage and Folk Studies, v. 2, n. 2, p. 227-251, 2011.
OSUNDARE, Niyi. Berlin 1884/5. Lyrikline, [s.d.]. Disponível em: https://www.lyrikline.org/en/poems/berlin-18845-12576. Acesso em: 25 jan. 2022.
POWELL, Richard. Black Art: a Cultural History. London: Thames & Hudson, 2015.
ROLNIK, Suely. Arte, uma das formas de resistência. Portal Vermelho, 22/09/2017. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia/302281-1. Acesso em: 23 mar. 2022.
SHONIBARE, Yinka. “Scramble for Africa”, 2003. In: KENT, Rachel (ed). Yinka Shonibare MBE. Munique, Berlim, Londres, Nova Iorque: Prestel Verlag, 2008. p. 104-107.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Neocolonialismo. Brasil Escola, 2022c. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/neocolonialismo.htm. Acesso em: 02 abr. 2018.
STOOL. Benin: {s.n.], 1963. Fotografia de artefato de madeira. Disponível em: https://collections-anthropology.fieldmuseum.org/catalogue/1382267. Acesso em: 23 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaïs Flores Nogueira Diniz (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).