Os campos e os corpos
postopias do Beatus Ille em Samanta Schweblin e Pablo Piovano
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.40253Palavras-chave:
necroliberalismo, atmoterrorismo, biopolítica, Samanta Schweblin, Pablo Piovano, necroliberalism, atmoterrorism, biopoliticsResumo
A partir de indagações advindas da crítica anticolonialista, bem como de conceitos como atmoterrorismo e biopolítica, são tecidas, neste artigo, algumas considerações sobre a representação artística das políticas da morte empreendidas pelo furor acumulativo do capitalismo. Tal furor se expressa agora, como tentamos demonstrar, em uma nova fase, definida aqui, na falta de outro termo, como necroliberalismo. As obras em questão são de dois artistas argentinos: o romance Distância de regate, da escritora Samanta Schweblin, e o ensaio fotográfico El costo humano de los agrotóxicos, de Pablo Ernesto Piovano. Nessas obras, uma nova expressão dessas políticas (o uso indiscriminado de agrotóxicos) se mostra por meio de uma monstruosa díade campo-corpo.
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