Os campos e os corpos

postopias do Beatus Ille em Samanta Schweblin e Pablo Piovano

Autores

Palavras-chave:

necroliberalismo, atmoterrorismo, biopolítica, Samanta Schweblin, Pablo Piovano, necroliberalism, atmoterrorism, biopolitics

Resumo

Resumo: A partir de indagações advindas da crítica anticolonialista, bem como de conceitos como atmoterrorismo e biopolítica, são tecidas, neste artigo, algumas considerações sobre a representação artística das políticas da morte empreendidas pelo furor acumulativo do capitalismo. Tal furor se expressa agora, como tentamos demonstrar, em uma nova fase, definida aqui, na falta de outro termo, como necroliberalismo. As obras em questão são de dois artistas argentinos: o romance Distância de regate, da escritora Samanta Schweblin, e o ensaio fotográfico El costo humano de los agrotóxicos, de Pablo Ernesto Piovano. Nessas obras, uma nova expressão dessas políticas (o uso indiscriminado de agrotóxicos) se mostra por meio de uma monstruosa díade campo-corpo.
Palavras-chave: necroliberalismo; atmoterrorismo; biopolítica; Samanta Schweblin; Pablo Piovano.

Abstract: Based on questions arising from the anti-colonialist critique, as well as concepts such as atmoterrorism and biopolitics, this article weaves some considerations about the artistic representation of the politics of death undertaken by the accumulative furor of capitalism. Such furor is now expressed, as we have tried to demonstrate, in a new phase, defined here, for lack of a better term, as necroliberalism. The works in question are by two Argentine artists: the novel Distancia de regate, by writer Samanta Schweblin, and the photo essay El costo humano de los agrotóxicos, by Pablo Ernesto Piovano. In these works, a new expression of these policies (the indiscriminate use of pesticides) is shown through a monstrous field-body dyad.
Keywords: necroliberalism; atmoterrorism; biopolitics; Samanta Schweblin; Pablo Piovano.

 

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Biografia do Autor

Emerson Pereti, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professor Adjunto do Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História. Membro do Mestrado em Literatura Comparada. Área de concentração: Letras

Cosentino, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professor na Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Professor de Castelhano, Literatura e Latim pelo "Instituto Superior del Profesorado Joaquín V. González (2009), Buenos Aires, Argentina / Licenciatura em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), Florianópólis, Brasil; e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Literatura latino-americana. Sua pesquisa atual desenvolve-se com ênfase em teoria literária, filosofia e literatura latino-americana. É pesquisador do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos - UFSC; integrante do Grupo de pesquisa "Imaginários Latino-Americanos" (ILA) - UNILA.

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

Pereti, E., & Cosentino, G. (2023). Os campos e os corpos: postopias do Beatus Ille em Samanta Schweblin e Pablo Piovano. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(1), 33–55. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40253

Edição

Seção

Dossiê: Natureza e violência