Edmond Jabès e o primeiro vocábulo
tradução e errância
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.41953Palavras-chave:
Edmond Jabès, errância, tradução poéticaResumo
Resumo: Este artigo comenta o livro La mémoire et la main [A memória e a mão] (1974-1980), de Edmond Jabès, em particular o poema “Toujours cette image” [Sempre esta imagem]. O comentário parte da busca do poeta pelo primeiro vocábulo, ou pela palavra original, e alimenta-se das reflexões da filosofia da linguagem (Benjamin, 2011; Derrida, 1967) e da visão transcendente da palavra em culturas ágrafas (Kopenawa & Albert, 2015). Jabès, judeu egípcio exilado na França, tem o desterro como motivo central em sua obra. O deserto é metáfora da página em branco e a escrita aparece como habitação. A exposição será acompanhada pela tradução do poema em português e pela meditação sobre a tradução poética, também ela habitada pelo desterro. Há um aspecto fugidio nas palavras, uma dificuldade de fixá-las, compatível com o estado de errância do poeta. Em seu rastro, o tradutor vagabundeia, temeroso de enraizar-se, tentando em vão reter as palavras escorregadias.
Referências
ADAM, Jean-Michel. Pour lire le poème. Introduction a l’analyse du type textuel poétique. Bruxelas: A De Boeck, 1985.
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). Organização, apresentação e notas Marie Gagnebin. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2011.
BENOIT, Eric. Edmond Jabès et les chemins de l’écriture. In: CRASSON, Aurèle; MARY, Anne (org.). Edmond Jabès. Paris: Hermann, 2012. p. 33-45.
BERMAN, Antoine. L’âge de la traduction: “La tâche du traducteur” de Walter Benjamin, un commentaire. Texte établi par Isabelle Berman avec la collaboration de Valentina Sommella. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2008.
DERRIDA, Jacques. Edmond Jabès et la question du livre. In: DERRIDA, Jacques. L’écriture et la différence. Paris: Ed. Du Seuil, 1967, p. 99-116.
CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e como crítica. In: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992. p. 31-48
CRASSON, Aurèle (org.). Edmond Jabès: l’exil en partage. Actes de la journée d’études tenue à la BnF (11 mai. 2012). Paris: Hermann, 2013.
JABÈS, Edmond. Le livre des questions, II. Yaël, Elya, Aely, (El, ou le dernier livre). Paris: Gallimard, 1989.
JABÈS, Edmond. Le livre des questions, I. Le Livre des Questions, Le Livre de Yukel, Le Retour au Livre. Paris: Gallimard, 1990.
JABÈS, Edmond. Du désert au livre, entretiens avec Marcel Cohen. Paris: Opales ed., 2001.
JABÈS, Edmond. Le seuil le sable: poésies complètes 1948-1988. Paris: Gallimard, 2009.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MAYAUX, Catherine. L’assomption du vocable dans la poésie d’Edmond Jabès. In: Edmond Jabès: l’éclosion des énigmes [en ligne]. Saint-Denis: Presses universitaires de Vincennes, 2008. Disponible sur : <http://books.openedition.org/puv/543>. Généré le : nov. 2022. ISBN : 9782842929480. DOI : https://doi.org/10.4000/books.puv.543.
SAUVAGE, Jean-Marie. “La judéïté de Jabès”. Recherches de science religieuse, 2004/3 (Tome 92), p. 461-477. Disponible sur: <https://www.cairn.info/revue-recherches-de-science-religieuse-2004-3-page-461.htm>. Généré le : nov. 2022.
WOLOSKY, Shira. The Art of Poetry: How to Read a Poem. New York: Oxford University Press, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lia Araújo Miranda de Lima (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).