Um ou dois estranhamentos?

Revisitando Chklóvski e Perloff

Autores

Palavras-chave:

estranhamento, V. Chklóvski, M. Perloff, teoria da literatura

Resumo

Este trabalho revisita duas importantes obras da teoria da literatura do século XX, a saber, o texto “A arte como procedimento”, de Viktor Chklóvski e A escada de Wittgenstein, de Marjorie Perloff. Nosso objetivo é entender como o conceito de estranhamento foi articulado por esses autores, quais suas aproximações e distanciamentos. Mesmo partindo de bases distintas – linguística, para Chklóvski, filosofia da linguagem, para Perloff – e mesmo que Perloff tente se distinguir do conceito de Chklóvski, foi possível perceber também uma convergência entre essas abordagens. Por fim, ressaltamos ainda uma certa produtividade que esses conceitos ainda podem oferecer à teoria da literatura.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Trindade Kalil Auad, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) | Maceió | AL | BR

Possui graduação em Letras (2007), mestrado em Teoria da Literatura (2010) e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2014) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor visitante do PPGLL da FALE/UFAL. Trabalha principalmente com os seguintes temas: teoria literária, teoria do cinema, teoria feminista, teatro, estruturalismo, pós-estruturalismo, Samuel Beckett e Chris Marker.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Auad, P. H. T. K. (2024). Um ou dois estranhamentos? Revisitando Chklóvski e Perloff. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 34(1), 139–152. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/44757