Um ou dois estranhamentos?
Revisitando Chklóvski e Perloff
Mots-clés :
estranhamento, V. Chklóvski, M. Perloff, teoria da literaturaRésumé
Este trabalho revisita duas importantes obras da teoria da literatura do século XX, a saber, o texto “A arte como procedimento”, de Viktor Chklóvski e A escada de Wittgenstein, de Marjorie Perloff. Nosso objetivo é entender como o conceito de estranhamento foi articulado por esses autores, quais suas aproximações e distanciamentos. Mesmo partindo de bases distintas – linguística, para Chklóvski, filosofia da linguagem, para Perloff – e mesmo que Perloff tente se distinguir do conceito de Chklóvski, foi possível perceber também uma convergência entre essas abordagens. Por fim, ressaltamos ainda uma certa produtividade que esses conceitos ainda podem oferecer à teoria da literatura.
Téléchargements
Références
BECKETT, Samuel. Rough for theatre I. In: BECKETT, Samuel. Dramatic Works. Nova York: Grove Press, 2006. p. 231-240.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: L&PM, 2013.
CHKLÓVSKI, Viktor. Arte como procedimento. Tradução David Gomiero Molina. RUS, São Paulo, v. 10, n. 14, p. 153–176, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2019.153989.
CHKLÓVSKI, Viktor. Viagem sentimental. Tradução Cecília Rosas. São Paulo: Editora 34, 2018.
GALINDO, Caetano Waldrigues. Água. In: ÁVILA, Myriam; STROPARO, Sandra M. (Org.). Poéticas do estranhamento. Curitiba: Arte & Letra, 2015. p. 73-94
GINZBURG, Carlo. Estranhamento: pré-história de um procedimento literário. In: GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 15-41.
GROOTENBOER, Hanneke. The Pensive Image: Art as a Form of Thinking. Chicago: The University of Chicago Press, 2020.
JAMESON, Fredric. Brecht e a questão do método. Tradução Maria Silva Betti. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
MAGRI, Ieda. Uma exposição. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
MARTINS, Helena. O idioma discretamente estrangeiro de Wittgenstein. In: ÁVILA, Myriam; STROPARO, Sandra M. (Org.). Poéticas do estranhamento. Curitiba: Arte & Letra, 2015. p. 197-228.
PANESI, Jorge. Prólogo a esta edición. In: TINIÁNOV, Iuri. El problema de la lengua poética. Buenos Aires: Dedalus, 2010. p. 7-16.
PERLOFF, Marjorie. A escada de Wittgenstein: a linguagem poética e o estranhamento do cotidiano. Tradução Elizabeth Rocha Leite, Aurora Fornoni Bernardine. São Paulo: EDUSP, 2008.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
PRUDENCIO, Rafael do Amaral. “Viagem Sentimental”, de Viktor Chklóvski. Revista Conexão Letras, [s. l.], v. 15, n. 23, p. 167–169, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/2594-8962.104067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/conexaoletras/article/view/104067. Acesso em: 8 ago. 2022.
SHKLOVSKY, Viktor. Bowstring: on the Dissimilarity of the Similar. Tradução Shushan Avagyan. Champaign: Dalkey Archive Press, 2011.
TIHANOV, Galin. The Politics of Estrangement: The Case of the Early Shklovsky. Poetics Today, v. 26, n. 4, p. 665–696, Winter 2005. DOI: https://doi.org/10.1215/03335372-26-4-665.
TINIÁNOV, Iuri. El problema de la lengua poética. Tradução Eugenio López Arriazu. Buenos Aires: Dedalus, 2010.
TROTSKY, Leon. Escola de poesia formalista e o marxismo. In: TROTSKY, Leon. Literatura e revolução. Tradução Luiz Alberto Moniz Bandeira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. p. 133-148.
VITALE, Serena. Shklovsky: Witness to an Era. Champaign: Dalkey Archieve Press, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pedro Henrique Trindade Kalil Auad (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).