Em torno da Natureza das coisas e das imagens
uma leitura das fotografias de Pedro Motta à luz do poema de Lucrécio
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.45255Palavras-chave:
Natureza das coisas, Lucrécio, Pedro Motta, verdade, ficçãoResumo
Resumo: Este artigo busca analisar representações da natureza presentes no fotolivro Natureza das coisas, de Pedro Motta, a partir da leitura do poema Sobre a natureza das coisas = De rerum natura, de Tito Lucrécio. Neste estudo, evidencia-se que o poeta romano, ao construir sua descrição da natureza das coisas, por meio de um tratado filosófico-científico de base epicurista, persegue tanto o tema da verdade quanto a forma como ele deve ser expresso. Por sua vez, as seis séries fotográficas analisadas, presentes no fotolivro de Motta, revelam um jogo ambíguo entre realidade e ficção, fundamental para inserir essas obras na estética contemporânea, ao mesmo tempo que demonstram a preocupação ética que permeia o trabalho do artista mineiro. A leitura e a observação dessas duas obras homônimas suscitam reflexões sobre o atual processo avassalador de exploração, mercantilização e deterioração da natureza.
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