Em torno da Natureza das coisas e das imagens

uma leitura das fotografias de Pedro Motta à luz do poema de Lucrécio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.45255

Palavras-chave:

Natureza das coisas, Lucrécio, Pedro Motta, verdade, ficção

Resumo

Resumo: Este artigo busca analisar representações da natureza presentes no fotolivro Natureza das coisas, de Pedro Motta, a partir da leitura do poema Sobre a natureza das coisas = De rerum natura, de Tito Lucrécio. Neste estudo, evidencia-se que o poeta romano, ao construir sua descrição da natureza das coisas, por meio de um tratado filosófico-científico de base epicurista, persegue tanto o tema da verdade quanto a forma como ele deve ser expresso. Por sua vez, as seis séries fotográficas analisadas, presentes no fotolivro de Motta, revelam um jogo ambíguo entre realidade e ficção, fundamental para inserir essas obras na estética contemporânea, ao mesmo tempo que demonstram a preocupação ética que permeia o trabalho do artista mineiro. A leitura e a observação dessas duas obras homônimas suscitam reflexões sobre o atual processo avassalador de exploração, mercantilização e deterioração da natureza.

Biografia do Autor

  • Elisa Amorim Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais/Brasil

    É professora da Faculdade de Letras da UFMG desde 2002. Tem graduação em Comunicação Social pela UFRJ e Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas, pela UFRJ.

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

Em torno da Natureza das coisas e das imagens: uma leitura das fotografias de Pedro Motta à luz do poema de Lucrécio. (2024). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(4), 180–203. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.45255