Em torno da Natureza das coisas e das imagens
Mots-clés :
Natureza das coisas; Lucrécio; Pedro Motta; verdade; ficçãoRésumé
Resumo: Este artigo busca analisar representações da natureza presentes no fotolivro Natureza das coisas, de Pedro Motta, a partir da leitura do poema Sobre a natureza das coisas = De rerum natura, de Tito Lucrécio. Neste estudo, evidencia-se que o poeta romano, ao construir sua descrição da natureza das coisas, por meio de um tratado filosófico-científico de base epicurista, persegue tanto o tema da verdade quanto a forma como ele deve ser expresso. Por sua vez, as seis séries fotográficas analisadas, presentes no fotolivro de Motta, revelam um jogo ambíguo entre realidade e ficção, fundamental para inserir essas obras na estética contemporânea, ao mesmo tempo que demonstram a preocupação ética que permeia o trabalho do artista mineiro. A leitura e a observação dessas duas obras homônimas suscitam reflexões sobre o atual processo avassalador de exploração, mercantilização e deterioração da natureza.
Palavras-chave: Natureza das coisas; Lucrécio; Pedro Motta; verdade; ficção.
Abstract: This article seeks to analyze representations of nature present in the photobook Nature of Things, by Pedro Motta, based on the reading of the poem On the Nature of Things = De rerum natura, by Tito Lucrécio. This examination argues that, when constructing his description of the nature of things through an Epicurian-based philosophical-scientific treatise, the Roman poet explores both the ways in which truth should be expressed, and truth as a theme in itself. In turn, the six photographic series analyzed from Motta’s photobook, reveal an ambiguous game between reality and fiction, which is fundamental to insert these pieces in the field of contemporary aesthetics, at the same time as they demonstrate the ethical concern that permeates the artist’s work. Through a careful analysis of these two homonymous pieces, this article reflects upon today’s devastating process of exploitation, commodification, and deterioration of nature.
Keywords: Nature of Things; Lucretius; Pedro Motta; truth; fiction.
Téléchargements
Références
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Ed. 34, 2011.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-232.
CRIST, Eileen. A pobreza da nossa nomenclatura. In: MOORE, Jason W. Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. Tradução de Antônio Xerxenesky e Fernando Silva e Silva. São Paulo: Elefante, 2022. p. 35-64.
DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. São Paulo: Cultura e Barbárie; Instituto Socioambiental, 2017.
ESTEVES, Juan. Pedro Motta – Natureza das coisas. In: ESTEVES, Juan. Blog do Juan Esteves. [S. l.], 24 jan. 2020. Disponível em: https://blogdojuanesteves.tumblr.com/post/190445127461/pedro-mottanatureza-das-coisas. Acesso em: 17 fev. 2023.
FARIA, Agnaldo. Amaldiçoado aquele que mexe em meus ossos. In: MOTTA, Pedro. Natureza das coisas. São Paulo: Ubu, 2018. p. 106-109.
GREENBLATT, Stephen. A virada: o nascimento do mundo moderno. Tradução de Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. E-book.
HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: Antropoceno, Capitaloceno, Chthuluceno. In: MOORE, Jason W. Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. Tradução de Antônio Xerxenesky e Fernando Silva e Silva. São Paulo: Elefante, 2022. p. 66-125.
HOLMES, Brooke. Ver com Lucrécio. In: LUCRÉCIO. Sobre a natureza das coisas = De rerum natura. Tradução, notas e paratextos de Rodrigo Tadeu Gonçalves. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. p. 9-14. (Clássica).
HUYSSEN, Andreas. O jardim como ruína. In: HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto; Museu de Arte do Rio, 2014. p. 83-90.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LAZZARETTI, Lucas. De rerum natura, um petardo filosófico. In: LUCRÉCIO. Sobre a natureza das coisas = De rerum natura. Tradução, notas e paratextos de Rodrigo Tadeu Gonçalves. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. (Clássica).
LUCRÉCIO. Sobre a natureza das coisas = De rerum natura. Tradução, notas e paratextos de Rodrigo Tadeu Gonçalves. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. (Clássica).
MACHADO ARÁOZ, Horacio. Mineração, genealogia do desastre: o extrativismo na América como origem da modernidade. Tradução de João Peres. São Paulo: Elefante, 2020.
MOORE, Jason W. (org.). Antropoceno ou Capitaloceno? Natureza, história e a crise do capitalismo. Tradução de Antônio Xerxenesky e Fernando Silva e Silva. São Paulo: Elefante, 2022.
MOTTA, Pedro. Natureza das coisas. São Paulo: Ubu, 2018.
OVÍDIO, Públio. Amores & Arte de amar. Tradução de Carlos Ascenso André. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2011.
PEDRO Motta. In: PIPA Prize – The Window into Brazilian Contemporary Art. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://www.pipaprize.com/pag/pedro-motta/. Acesso em: 15 fev. 2023.
SAINT-HILAIRE, Auguste De. Viagem pelo Distrito dos Diamantes e litoral do Brasil. Tradução de Leonam de Azeredo Penna. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2004.
SAYRE, Robert; LÖWY, Michael. Anticapitalismo romântico e natureza: o jardim encantado. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: UNESP, 2021.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes. Resistir à barbárie que se aproxima. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naif, 2015.
WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro. São Paulo: Ubu, 2018.
WISNIK, José Miguel. Maquinação do mundo: Drummond e a mineração. São Paulo: Cia das Letras, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Elisa Amorim Vieira (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).