Entre a objetividade e a fantasia

reflexões de Alfred Döblin sobre o romance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51892

Palavras-chave:

Alfred Döblin, Nova Objetividade, Futurismo, romance, épica, romace-reportagem

Resumo

Com uma atuação teórica intensa no início século XX, Alfred Döblin foi um autor que se dedicou ativamente a refletir sobre o romance. Este artigo parte de dois conceitos apresentados em “A construção da obra épica” (1928) para discutir a concepção de romance formulada na obra teórica de Döblin. Procura avaliar, ainda, como essa concepção dialoga com os debates artísticos da época. Para isso, começaremos apresentando dois conceitos-chave do ensaio: relato e fantasia. Em seguida, mostraremos como o uso do conceito de relato remonta a reflexões tecidas desde os primeiros escritos de Döblin e ao diálogo intenso com o Futurismo. Ponderaremos também acerca do conceito de fantasia e sua relação com as noções de objetividade/relato. Por fim, comentaremos como a mudança de peso conferida à relação entre os dois termos, em 1928, deve ser compreendida à luz do debate sobre o romance-reportagem da Nova Objetividade

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BECKER, Sabina. Neue Sachlichkeit. Band 1. Köln: Böhlau, 2000a.

BECKER, Sabina. Neue Sachlichkeit. Band 2. Köln: Böhlau, 2000b.

BENJAMIN, Walter. A crise do romance: Sobre Alexanderplatz, de Döblin. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 54-60.

CORNELSEN, Elcio Loureiro. O estilo em Alfred Döblin. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 15, p. 50-69, jan. 2010.

DÖBLIN, Alfred. A construção da obra épica. Tradução de Celeste Ribeiro de Souza. In: SOUZA, Celeste Ribeiro (org.). A construção da obra épica e outros ensaios. Tradução de Celeste Ribeiro de Souza. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017a. p. 123-153.

DÖBLIN, Alfred. An Herwarth Walden [Nov. 1909] Briefe. Olten und Freiburg im Breisgau: Walter-Verlag, 1970. p. 49-50.

DÖBLIN, Alfred. An Romanautoren und ihre Kritiker. Berliner Programm. In: DÖBLIN, Alfred. Aufsätze zur Literatur. Olten und Freiburg im Breisgau: Walter-Verlag, 1963a. p. 15-19.

DÖBLIN, Alfred. Bekenntnis zum Naturalismus. In: DÖBLIN, Alfred. Kleine Schriften I. Olten und Freiburg im Breisgau: Walter-Verlag, 1985a. p. 291-294.

DÖBLIN, Alfred. Berlin Alexanderplatz. Tradução de Irene Aron. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DÖBLIN, Alfred. Die Bilder der Futuristen. In: DÖBLIN, Alfred. Kleine Schriften I. Olten und Freiburg im Breisgau: 1985b. p. 112-117.

DÖBLIN, Alfred. Futuristische Worttechnik. Offener Brief an F.T. Marinetti. In: DÖBLIN, Alfred. Aufsätze zur Literatur. Olten und Freiburg im Breisgau: Walter-Verlag, 1963b. p. 9-15.

DÖBLIN, Alfred. Observações sobre o romance. Tradução de João Alceu Gregory. In: SOUZA, Celeste Ribeiro (org.). A construção da obra épica e outros ensaios. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017b. p. 93-97.

DÖBLIN, Alfred. Reforma do romance. Tradução de João Alceu Gregory. In: SOUZA, Celeste Ribeiro (org.). A construção da obra épica e outros ensaios. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017c. p. 99-117.

DÖBLIN, Alfred. Schriftstellerei und Dichtung. In: DÖBLIN, Alfred. Aufsätze zur Literatur. Olten und Freiburg im Breisgau: Walter-Verlag, 1963c. p. 87-97.

DÖBLIN, Alfred. Técnica verbal futurista. Carta aberta a F.T. Marinetti. Tradução de João Alceu Gregory. In: SOUZA, Celeste Ribeiro (org.). A construção da obra épica e outros ensaios. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017d. p. 83-91.

DÖBLIN, Alfred. Über Roman und Prosa (November/Dezember 1917). In: DÖBLIN, Alfred. Kleine Schriften I. Olten und Freiburg im Breisgau: Walter-Verlag, 1985c. p. 226-232.

GREGORY, João Alceu. Introdução. In: SOUZA, Celeste Ribeiro (org.). A construção da obra épica e outros ensaios. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017. p. 49-77.

HERMANN, Klaus. Egon Erwin Kisch: Der rasende Reporter (1925). In: BECKER, Sabina. Neue Sachlichkeit. Band 2. Köln: Böhlau, 2000. p. 163-164.

KLEINSCHMIDT, Erich. Nachwort. In: DÖBLIN, Alfred. Schriften zu Ästhetik, Poetik und Literatur. Frankfurt am Main: Fischer, 2013. p. 620-636.

LANIA, Leo. Upton Sinclair (1925). In: BECKER, Sabina. Neue Sachlichkeit. Band 2. Köln: Böhlau, 2000. p. 164-165.

MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. A crítica de Siegfried Kracauer ao romance-reportagem – ou o “caso Brecht”. Impulso, Piracicaba, v. 23, n. 57, p. 87-101, maio/set. 2013.

MARINETTI, Filippo Tommaso. “Manifesto técnico” da literatura futurista. Tradução de Aurora F. Bernardini. In: BERNARDINI, Aurora Fornoni. O Futurismo italiano: Manifestos. São Paulo: Perspectiva, 1980. p. 81-87.

MÖRCHEN, Helmut. Vorkriegszeit, Pubertät und Krieg in deutscher Provinz. Ernst Glaesers »Jahrgang 1902« als Roman wider Willen. In: BECKER, Sabina; WEISS, Christoph. Neue Sachlichkeit im Roman: neue Interpretationen zum Roman der Weimarer Republik. Stuttgart, Weimar: Metzler, 1995. p. 112-130.

WILLIAMS, William Carlos. Spring and All. New York: New Directions, 2011.

ZOLA, Émile. Gustave Flaubert. In: ZOLA, Émile. Do Romance. Tradução de Plínio Augusto Coelho. São Paulo: Editora Imaginário; Edusp, 1995. p. 95-184.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Dossiê: Transformações e vanguardas: 1800 - 1900 - 2000

Como Citar

Siqueira Bitencourt, G. (2024). Entre a objetividade e a fantasia: reflexões de Alfred Döblin sobre o romance. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 34(4), 119–134. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51892