O informativo e o infraordinário em poemas de Leila Danziger e Marília Garcia

algumas aproximações entre poesia e fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.52605

Palavras-chave:

poesia brasileira contemporânea, poesia e fotografia, intermidialidade, autorreflexão, fotografia e sensacionalismo

Resumo

Este trabalho propõe uma análise comparativa dos poemas “Fato bruto” de Leila Danziger e “parque das ruínas” de Marília Garcia através de suas aproximações com a fotografia. Veremos, através dos estudos de intermidialidade, dois lados do mesmo fenômeno presentes nesses textos poéticos: em Garcia, a fotografia do banal e do cotidiano como forma de se contrapor às fotografias sensacionalistas e trágicas; em Danziger, a problematização da fotografia jornalística e sua perda de sentido na contemporaneidade. É objetivo desta pesquisa investigar de que modo a tematização da função das imagens contribui para a elaboração de uma poesia de cunho autorreflexivo. Além disso, buscamos averiguar quais concepções sobre a poesia e a linguagem poética se tornam explícitas quando as poetas se propõem a debater o papel das imagens em nossa sociedade.

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Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Dossiê - Textos e imagens: transparência e opacidade

Como Citar

Rocha, M. (2025). O informativo e o infraordinário em poemas de Leila Danziger e Marília Garcia: algumas aproximações entre poesia e fotografia. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(1), 47-64. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.52605