Transparência, opacidade e intermidialidade nos textos de ficção e não-ficção de Visconde de Taunay
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53401Palavras-chave:
Visconde de Taunay, Transparência e opacidade, Intermidialidade, A retirada da Laguna, Paisagens brasileiras, InocênciaResumo
Este artigo explora os aspectos de transparência, opacidade e intermidialidade na obra de Visconde de Taunay (1843-1899), com ênfase no uso do enquadramento como marcador pictórico. O autor manipula esses conceitos para criar diversas camadas de significado. Na descrição da natureza, vocabulário e metáforas que remetem às artes visuais produzem imagens vívidas que evocam a pintura. O romancista direciona o olhar do leitor, influenciando sua percepção estética. A partir da comparação de passagens extraídas tanto de textos não ficcionais como A retirada da Laguna e Paisagens brasileiras quanto do romance Inocência, são destacados elementos que remetem à clareza descritiva e à complexidade interpretativa. A interação entre transparência, opacidade e intermidialidade torna os escritos de Taunay ricos em significado e abertos a múltiplas interpretações. Este estudo investiga as técnicas empregadas pelo autor, que demandam do leitor um processo dinâmico de construção de sentido.
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