Transparência, opacidade e intermidialidade nos textos de ficção e não-ficção de Visconde de Taunay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53401

Palavras-chave:

Visconde de Taunay, Transparência e opacidade, Intermidialidade, A retirada da Laguna, Paisagens brasileiras, Inocência

Resumo

Este artigo explora os aspectos de transparência, opacidade e intermidialidade na obra de Visconde de Taunay (1843-1899), com ênfase no uso do enquadramento como marcador pictórico. O autor manipula esses conceitos para criar diversas camadas de significado. Na descrição da natureza, vocabulário e metáforas que remetem às artes visuais produzem imagens vívidas que evocam a pintura. O romancista direciona o olhar do leitor, influenciando sua percepção estética. A partir da comparação de passagens extraídas tanto de textos não ficcionais como A retirada da Laguna e Paisagens brasileiras quanto do romance Inocência, são destacados elementos que remetem à clareza descritiva e à complexidade interpretativa. A interação entre transparência, opacidade e intermidialidade torna os escritos de Taunay ricos em significado e abertos a múltiplas interpretações. Este estudo investiga as técnicas empregadas pelo autor, que demandam do leitor um processo dinâmico de construção de sentido.

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Biografia do Autor

  • Solange Viaro Padilha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) | Curitiba | PR | BR

    Tem Doutorado, Mestrado e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Concluiu o curso de Pós-graduação Lato Sensu Interdisciplinar em Artes e Ensino das Artes pela FAP, atual UNESPAR. É professora do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde ministra as disciplinas de Língua Inglesa e suas literaturas. É professora de Escrita Acadêmica no programa American Academy, uma parceria desenvolvida entre a PUCPR com a Kent State University, dos Estados Unidos. Atua ainda em cursos de Pós-graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Comparada, dedicando-se especialmente aos estudos intermidiáticos e multimodais.

  • Priscila Célia Giacomassi, Instituto Federal do Paraná (IFPR) |Colombo | PR | BR

    Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Possui Graduação em Letras Português/Inglês e Mestrado em Letras - Literaturas de Língua Inglesa - também pela UFPR. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná e participa como professora convidada em cursos de capacitação para docentes da rede pública e privada do Ensino Básico e Superior. Suas linhas de pesquisa concentram-se no Ensino de Línguas Portuguesa e Inglesa, Literatura & História e Intermidialidade.

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Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Dossiê - Textos e imagens: transparência e opacidade

Como Citar

Viaro Padilha, S., & Célia Giacomassi, P. (2025). Transparência, opacidade e intermidialidade nos textos de ficção e não-ficção de Visconde de Taunay. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(1), 94-110. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53401