“Eu sou o campo”

a natureza nos solilóquios de As ondas, de Virginia Woolf

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54352

Palabras clave:

Solilóquios, natureza, ecocrítica, Virginia Woolf, As ondas

Resumen

Em um romance que mescla as ondas do mar às do fluxo de pensamento, Virginia Woolf explora a existência de seis personagens, da infância à vida adulta. As ondas faz amplo uso da técnica de fluxo de consciência, mais especificamente na forma de solilóquios, apresentados por cada um dos personagens. Bernard, Neville, Louis, Susan, Rhoda e Jinny apresentam suas visões sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o mundo que os rodeia, em uma linguagem altamente poética. Para além do título, a presença das ondas e, de forma geral, da natureza, é essencial para o enredo, permeando cada um dos solilóquios e seus interlúdios. Sendo assim, o presente artigo se propõe a analisar e discutir o papel da natureza na construção de sentido da obra.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Joicy Silva Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Belo Horizonte | MG | BR

    Joicy Silva Ferreira é doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado pela mesma instituição e graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de São João del-Rei. 

  • Thaïs Flores Nogueira Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Belo Horizonte | MG | BR

    Possui graduação (Licenciatura) em Português e Inglês e suas Literaturas, pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix (1976); mestrado em Inglês, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais/University of Indiana at Bloomington (1994). Fez seu pós-doutorado na Queen Mary College, University of London (2004). Atualmente é professora associada, aposentada, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua como professor colaborador no Programa de pós-graduação em Estudos literários. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa denominado Intermídia: estudos sobre a intermidialidade, no diretório do CNPq desde 2005. 

Referencias

ALT, Christina. Virginia Woolf and the Study of Nature. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

GARRARD, Greg. Ecocrítica. Tradução de Vera Ribeiro. Brasília: Editora UNB, 2006.

GLOTFELTY, Cheryll. Introduction: Literary Studies in an Age of Environmental Crisis. In: GLOTFELTY, Cheryll; FROMM, Harold (eds.) The Ecocriticism Reader: Landmarks in Literary Ecology. Georgia: University of Georgia Press, 1996. p. XV-XXXVII.

GOLDMAN, Jane. From Mrs Dalloway to The Waves: New Elegy and Lyric Experimentalism. In: SELLERS, Susan (ed.). The Cambridge Companion to Virginia Woolf. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 49-69.

HARAWAY, Donna Jeanne. The Haraway Reader. New York; London: Routledge, 2004.

HEISE, U. The Hitchhiker’s Guide to Ecocriticism. PMLA, New York, v. 121, n. 2, p. 503-516, 2006. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/pmla/article/abs/hitchhikers-guide-to-ecocriticism/39E2480A51886F52088B1CA19A2445A2. Acesso em: 04 abr. 2025.

KOSTKOWSKA, Justyna. Ecocriticism and Women Writers: Environmentalist Poetics of Virginia Woolf, Jeanette Winterson, and Ali Smith. London: Palgrave Macmillan, 2013.

MACKAY, Carol Hanbery. Soliloquy in Nineteenth-Century Fiction. New York: MacMillan Press, 1987.

MARINO, Mariana Cristina P.; SIQUEIRA, Emanuela. Experiências, paisagens e simetria no projeto estético-ecológico de Virginia Wolf. Scripta Uniandrade, Curitiba, v. 20, n. 2, p. 01-17, 2022. Disponível em: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/2642. Acesso em: 04 abr. 2025.

MCNICHOL, Stella. Virginia Woolf and the Poetry of Fiction. London; New York: Routledge, 1990.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Virginia Woolf’s Silver Globe. Orientador: Abgar Renault. 1962. 139f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1962. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/53191. Acesso em: 04 abr. 2025.

SCOTT, Bonnie Kime. In the Hollow of the Wave: Virginia Woolf and Modernist Uses of Nature. University of Virginia Press, 2012.

SILVA, Reginaldo Oliveira. Da epopeia burguesa ao fluxo da consciência: a escrita literária em tempos difíceis. Revista Investigações, v. 22, n. 1, p. 11-35, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1360. Acesso em: 30 maio 2024.

SOPER, Kate. The idea of Nature. In: COUPE, Laurence (Ed.). The Green Studies Reader. London; New York: Routledge, 2000. p. 123-126.

WALKER, Charlotte Zoë. The Book “Laid Upon the Landscape”: Virginia Woolf and Nature. In: ARMBRUSTER, Karla; WALLACE, Kathleen R. (ed.) Beyond Nature Writing: Expanding the Boundaries of Ecocriticism. Virginia: University Press of Virginia, 2001. p. 143-161.

WESTLING, Louise. Virginia Woolf and the Flesh of the World. New Literary History, v. 30, n. 4, p. 855-875, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20057575. Acesso em: 29 ago. 2024.

WOOLF, Virginia. As ondas. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2021a. Edição do Kindle.

WOOLF, Virginia. Os diários de Virgínia Woolf: Uma seleção [1897-1941]. Organizado por Flora Süssekind. Tradução de Angélica Freitas. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2021b.

ZAPF, Hubert. Introduction. In: ZAPF, Hubert (ed.). Handbook of Ecocriticism and Cultural Ecology. Berlim: De Gruyter, 2016. p. 1-18.

Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Dossiê: James Joyce e Virginia Woolf: Experiências, limites e redefinições do modernismo

Cómo citar

Silva Ferreira, J., & Flores Nogueira Diniz, T. (2025). “Eu sou o campo”: a natureza nos solilóquios de As ondas, de Virginia Woolf. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(2), 174-188. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54352