O estudo dos rios na literatura
teorias e critérios de análise
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.56993Palabras clave:
rios, literatura, análiseResumen
Os rios, embora proficuamente presentes nas mais diversas tradições literárias, receberam até o momento menos atenção do que o volume de suas ocorrências pode sugerir. Para suprir essa lacuna, o artigo busca nas metodologias estruturalistas de análise os primeiros passos para a proposta de como pesquisar os rios nos textos; contudo, sem se limitar a elas. Apoia-se, também, nas vertentes correntes dos estudos de narratologia, do papel político e social da literatura, e do viés ecocrítico sobre a importância dos ecossistemas para as construções culturais. Os critérios desenvolvidos pela proposta são as figuras de linguagem, os cenários, os personagens, as funções narratológicas, as funções políticas, as dinâmicas de intertexto e de inserção na tradição; e, por fim, à guisa de considerações finais, esboça-se um ensaio sobre como a perspectiva ecocrítica, unida às ferramentas de análise e interpretação das demais correntes, pode oferecer vieses produtivos sobre a questão dos rios na literatura.
Descargas
Referencias
BEJDER PEREIRA, Ana Clara. O rio no romance “Um conto de duas cidades”, de Charles Dickens. 2024. Relatório de Iniciação Científica – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BOYD, Barbara Weiden. Virgil’s Camilla and the Traditions of Catalogue and Ecphrasis (Aeneid 7.803-17). American Journal of Philology. v. 113, n. 2, p. 213-234, jan. 1992. DOI: https://doi.org/10.2307/295558. Acesso em: 15/01/2025.
BREWSTER, Harry. The River Gods of Greece: Myths and Mountain Waters in the Hellenic World. London/New York: I. B. Tauris, 1997.
BUELL, Lawrence. Ecocriticism: Some Emergind Trends. Qui Parle. v. 19, n. 2, p. 87-115. 2011.
CAMPBELL, Brian. Rivers and the Power of Ancient Rome. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2012.
CHAPMAN, Stephen. Imagining the Thames: Conceptions and Functions of the River in the Fiction of Charles Dickens. Supervisor: 2013. 188 f. Tese de Doutorado – University of Plymouth, Plymouth, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24382/1518. Acesso em: 15/01/2025.
CLARK, Timothy. The Cambridge Introduction to Literature and the Environment. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
CLASSEN, Albrecht. Waterways as Landmarks, Challenges, and Barriers for Medieval Protagonists. Amsterdamer Beiträge zur älteren Germanistik. v. 78, n. 4, p. 441-467, dez. 2018.
COATES, Ben. The Rhine: Following Europe’s Greatest River from Amsterdam to the Alps. London: Nicholas Brealey, 2018.
CONTE, Gian Biagio. The Rhetoric of Imitation: Genre and Poetic Memory in Virgil and Other Latin Poets. Ithaca: Cornell University Press, 1986.
CURRÁS, Brais X.; SÁNCHEZ-PALENCIA, F. Javier. Landscape archaeology of Roman gold mining in Lusitania: The ‘Aurifer Tagus’ project. Antiquity. v. 95, n. 382, ago. 2021.
FARMER, Matthew C. Rivers and Rivalry in Petronius, Horace, Callimachus and Aristophanes. The American Journal of Philology. v. 134, n. 3, p. 481-506, 2013.
FERNANDES, Marie. The River as Metaphor. Andrean Research Journal. v. 6, p. 4-11, 2017.
GARRARD, Greg. Ecocriticism. London: Routledge, 2004.
GARRARD, Greg (ed.). The Oxford Handbook of Ecocriticism. Oxford: Oxford University Press, 2014.
GENETTE, Gerard. Narrative Discourse: An Essay in Method. Ithaca: Cornell University Press, 1980.
GLOTFELTY, Cheryll; FROMM, Harold (ed.) The Ecocriticism Reader: Landmarks in Literary Ecology. Athens: University of Georgia Press, 1996.
GOUVÊA, José Paulo Neves. A presença e a ausência dos rios de São Paulo: acumulação primitiva e valorização da água. Orientadora: Angela Maria Rocha. 2016. 240 f. Tese de Doutorado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
GOUVEIA, Isabel Cristina Moroz-Caccia. A cidade de São Paulo e seus rios: uma história repleta de paradoxos. Confins. n. 27, 2016.
HEGEL, Georg Friedrich. Estética. Vol. 7: Poesia. Tradução de Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães, 1964.
HINDS, Stephen. Allusion and Intertext: Dynamics of Appropriation in Roman Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
JONES, Prudence J. Reading Rivers in Roman Literature and Culture. Lanham: Lexington Books, 2005.
KENNEY, E. Ovid’s Language and Style. In: BOYD, Barbara Weiden (ed.). Brill’s Companion to Ovid. Leiden: Brill, 2002. p. 27-90.
MAUCH, Christof; ZELLER, Thomas. Rivers in History and Historiography: An Introduction. In: MAUCH, Christof; ZELLER, Thomas. (ed.). Rivers in History: Perspectives on Waterways in Europe and North America. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2008. p. 1-10.
MITTLEFEHLDT, Pamela J. Writing the Waves, Sounding the Depths: Water as Metaphor and Muse. Interdisciplinary Studies in Literature and Environment. v. 10, n. 1, p. 137-142, 2003.
MOISÉS, Massaud. A análise literária. São Paulo: Cultrix, 1969.
MORTON, Timothy. O pensamento ecológico. Tradução de Renato Prelorentzou. São Paulo: Quina, 2023.
ÖSTENBERG, Ida. Demonstrating the conquest of the world: the procession of peoples and rivers on the shield of Aeneas and the triple triumph of Octavian in 29 B.C. (Aen. 8,722-728). Opuscula Romana. v. 24, p. 155-162. 1999.
PURCELL, Nicholas. Rivers and the geography of power. Pallas. n. 90, p. 373-387, 2012.
RACINE, Florian. Serial rivers: Le fleuve et le narrateur dans le Métamorphoses d’Ovide. Pallas. v. 124, p. 81-94, 2024.
REITZ, Christiane; LÄMMLE, Cédric Scheidegger; WESSELMAN, Katharina. Epic catalogues. In: REITZ, Christiane; FINKMANN, Simone (ed.). Structures of Epic Poetry. Berlin: De Gruyter, 2019. p. 653-723.
SAMMONS, Benjamin. The Art and Rhetoric of the Homeric Catalogue. Oxford: Oxford University Press, 2010.
SCHMIDT, Pedro. Exagerando a verdade: a hipérbole em Quintiliano. In: ALBERTIM, Alcione Lucena de; SOARES, Willy Paredes (org.). Escritos clássicos greco-latinos. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. p. 176-187.
SCHMIDT, Pedro. Rivers as rhetorical tropes in Pliny the Younger’s Panegyric. Estudios del Discurso. v. 9, n. 1, p. 24-39, jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.30973/esdi.2023.9.1.149. Acesso em: 15/01/2025.
SECCI, Davide A. Through the eyes of Achelous. Greece & Rome. v. 56, n. 1, p. 34-54, 2009.
SEMÊDO, Rafael de Almeida. Being Epic after Homer: the Episodic Structure of Quintus of Smyrna’s Posthomerica. Nuntius Antiquus. v. 18, n. 1, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/38256. Acesso em: 15/01/2025.
SILVA, Fidelainy Sousa. A escrita submersa: o fazer literário das águas de rio. Orientador: Gerson Roberto Neumann. 2020. 203 f. Tese de doutorado – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
TOLA, Eleonora. Hac iter est bellis (Luc. 1, 257): geopoetica del Rubicone nella Pharsalia. Pan: Rivista de Filologia Latina. n. 12, p. 85-99, 2023.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
WESTPHAL, Bertrand. Geocriticism: Real and Fictional Spaces. New York: Palgrave Macmillan, 2011.
WILLIAMS, R. D. The Function and Structure of Virgil’s Catalogue in Aeneid 7. The Classical Quarterly. v. 11, n. 2, p. 146-153, nov. 1961.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Pedro Schmidt (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).