Edição anotada do entremez “El encanto y desencanto en la zanfoña y la diferencia y burla de las lenguas”, peça portuguesa inédita do século XVIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.57159

Palavras-chave:

entremez, teatro setecentista, manuscrito teatral

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de edição anotada do entremez setecentista El encanto y desencanto en la zanfoña y la diferencia y burla de las lenguas, acompanhada de um breve estudo introdutório. Esta peça inédita encontra-se no manuscrito 8601 da Biblioteca Nacional de Portugal, em um caderno que pertenceu a um incógnito Fr. ML, “Pregador religioso de S. Francisco da Província dos Algarves”. Este entremez é de grande relevância para os estudos do teatro breve, pois, além de ser uma obra bilíngue (em espanhol e português), apresenta um enredo igualmente inédito. Nesta primeira edição da peça, além da modernização do texto, oferecemos informações pertinentes sobre o gênero entremezil, os personagens-tipo presentes na obra e o manuscrito, datado de 1712.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos de Barros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Recife | PE | BR

    Formou-se em Letras, com habilitação em Espanhol, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a graduação, participou de monitorias e desenvolveu projetos acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CAPES). Finalizou o curso com um trabalho voltado para a literatura espanhola. Em 2024, concluiu o mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFPE, com um projeto na área de literatura colonial. Atualmente, é doutorando em Estudos Literários pela mesma instituição, desenvolvendo uma tese sobre a literatura dramática hispano-americana do século XVIII. Paralelamente, atua como professor efetivo na Rede Estadual de Educação de Pernambuco, lecionando no Ensino Médio.

  • Alfredo Cordiviola, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Recife | PE | BR

    Alfredo Cordiviola é Licenciado em Letras pela Universidade de Buenos Aires (1986), Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE (1993) e Doutor em Estudos Hispânicos e Latino-americanos pela University of Nottingham , Reino Unido (1998). Completou um pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires (2011-2012) e foi Visiting Scholar na New York University (2016-2017). É Professor Titular em Teoria da Literatura e leciona no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador 1D do CNPQ, dirige o Grupo de pesquisa Estudos Coloniais Latino-americanos. Ocupa-se de um vasto conjunto de aspectos da literatura e da teoria, relativos em particular aos estudos latino-americanos, os estudos culturais e os estudos utópicos. Seus dois últimos livros publicados foram Objetos de memória. Materialidades do passado na America Colonial (2019) e A espera constante. Escrita e esquecimento no México do século XVIII (2021).

Referências

ASENSIO, Eugenio. Itinerario del entremés. Madrid: Editorial Gredos, 1965.

AYUSO, Ignacio Arellano; OEHRLI, Andrés Eichmann. Entremeses, loas y coloquios de Potosí. Madri: Iberoamericana Vervuert, 2005. (Colección del convento de Santa Teresa).

BLUTEAU, Rafael; SILVA, Antônio de Morais. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. Lisboa: Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789. v. 2, 541 p.

BUXÓ, José Pascual. Un desconocido dramaturgo novobispano del siglo XVIII: dos loas de Fray Lorenzo del Santísimo Sacramento. México: Instituto de Investigaciones Bibliográficas (UNAM), 2000.

CARO BAROJA, Julio. Teatro popular y magia. Madrid: Revista de Occidente, 1974.

CERVANTES, Miguel de. Entremeses. Madrid: Ediciones Cátedra, 2012.

CHEVALIER, Maxime. Tipos cómicos y folklore (siglos XVI-XVII). Madrid: EDI-6, 1982.

COTARELO Y MORI, Emilio. Colección de entremeses, loas, bailes, jácaras y mojigangas: desde fines del siglo XVI a mediados del XVIII. Madrid: Casa Editorial Bailly / Baillére, 1911.

Diccionario de autoridades. Madrid: Real Academia Española, 1726-1739.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

FROLDI, Rinaldo. “El ganso de oro” de Lope de Vega: un uso temprano de comedia de magia. In: Comedias y comediantes: estudios sobre el teatro clásico español: actas del Congreso Internacional sobre teatro y prácticas escénicas en los siglos XVI y XVII, València, Universitat, 1991. p. 133-142. Edição digital. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2000. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com. Acesso em: 27 jan. 2025.

GARCÍA VALDÉS, Celsa Carmen (ed.). Antología de la literatura burlesca del Siglo de Oro: entremeses de burlas. Batihoja, 70. Nueva York: Instituto de Estudios Auriseculares, 2020.

HUERTA CALVO, Javier (ed.). Teatro breve de los siglos XVI y XVII. Madrid: Taurus Ediciones, 1985.

LEVIN, O. M. A rota dos entremezes: entre Portugal e Brasil. ArtCultura, [s. l.], v. 15, n. 27, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29344. Acesso em: 20 jan. 2025.

MADROÑAL DURÁN, Abraham. Estructuras teatrales de la comedia en el entremés barroco. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2012. Disponível em: https://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmcdb8n2. Acesso em: 25 jan. 2025.

MAESTRO, Jesús G. Cervantes y el entremés, poética de una comicidad crítica. In: PEDRAZA JIMÉNEZ, Felipe B.; GONZÁLEZ CAÑAL, Rafael (coord.). Con los pies en la tierra: Don Quijote en su marco geográfico e histórico. XII Coloquio Internacional de la Asociación de Cervantistas (XII-CIAC), Argamasilla de Alba, 6-8 maio de 2005. Ciudad Real: Universidad de Castilla-La Mancha, 2008. p. 525-536.

PALACIOS, Emilio. El teatro popular español del siglo XVIII. Lleida: Milenio, 1998.

SALA VALLDAURA, Josep María. El teatro del siglo XVIII. In: FARRÉ, Judith; BITTOUN-DEBRUYNE, Nathalie; FERNÁNDEZ, Roberto (org.). El teatro en la España del siglo XVIII: homenaje a Josep María Sala Valldaura. Lleida: Universitat de Lleida, 2012.

Downloads

Publicado

2025-09-25

Edição

Seção

Dossiê: A comédia, da formação clássica à modernidade

Como Citar

Barros, L. C. de, & Cordiviola, A. . (2025). Edição anotada do entremez “El encanto y desencanto en la zanfoña y la diferencia y burla de las lenguas”, peça portuguesa inédita do século XVIII. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(3), 90-114. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.57159